As vantagens da implementação de tecnologias de precisão na fileira do vinho será o mote para um evento online promovido pela Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional (Dolmen) e a Associação de Desenvolvimento Rural (RUDE), no próximo dia 22 de abril, no âmbito do projeto DESAGRO 4.0

A iniciativa decorrerá através da plataforma ZOOM, em dois momentos distintos. A sessão da manhã, pelas 09h30, “é dedicada à apresentação de resultados, com enfoque em soluções tecnológicas para o setor vinícola”, indica a Dolmen em comunicado, acrescentando que “inicialmente serão apresentadas duas tecnologias baseadas em IoT (Internet of Things), vocacionadas para o setor de WINEGRID e para a Solução Integrada de Gestão de Adegas “ENOGESTÃO”, numa sessão moderada pelo CEO da RURIR, José Martino.

A RURIS, apresenta, a partir das 10h40, os primeiros dossiers de inovação dos modelos técnico-económicos da fileira de vinho, perspectivando os territórios do Douro Verde e da Cova Beira. “Esses documentos, que se traduzem em instrumentos técnicos, focam-se nos setores da vinha e das adegas e são o corolário do trabalho de investigação-ação desenvolvido no âmbito do projeto DESAGRO 4.0 ao longo dos anos”, segundo o comunicado.

O segundo momento do evento online, pelas 14h30, é dedicado a uma palestra técnica subordinada ao tema ‘Utilização de tecnologias IoT no setor da vinha e do vinho’, que será moderada por José António Silva, professor da EPAMAC e contará com o contributo de José Carvalho (Quinta dos Termos), Daniel Duarte (WINEGRID) e António Sousa (AB Valley Wines).

Este será um evento gratuito, mas sujeito a inscrição prévia