A desagregação da freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo foi aprovada na sessão ordinária da Assembleia Municipal de Marco de Canaveses, que teve lugar esta sexta-feira, dia 16 de dezembro. O ponto foi aprovado com cinco votos contra, 14 abstenções e 15 votos a favor.

Recorde-se que a desagregação tem sido um dos principais assuntos de conversa na freguesia, após um conjunto de cidadãos ter criado o “Movimento por Paços de Gaiolo”. A 5 de novembro foi entregue uma proposta, em conjunto com um abaixo assinado com mais de 500 assinaturas, na sede da junta de freguesia.

O assunto foi levado à assembleia de freguesia, no dia 25 de novembro, tendo sido aprovada a proposta apresentada, com a abstenção do Partido Socialista e com os votos a favor do Partido Social Democrata. 

Seguiu-se a sessão de reunião da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, tendo a desagregação também sido aprovada e passada a decisão para a Assembleia Municipal.

Após a aprovação, que aconteceu esta sexta-feira, a decisão final da desagregação da freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo segue para a Assembleia da República.