A Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, vai receber uma conferência da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) com o tema "Os desafios da mobilidade na Área Metropolitana do Porto" esta quarta-feira, dia 14 de setembro, entre as 09h00 e as 17h30.
As informações podem ser consultadas através do link e as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas à capacidade da sala, através do contacto.
A conferência será também transmitida em Live Streaming, no site da AMT.
Segue-se o programa completo:
09h00 | Receção aos oradores e participantes
09h30 | Abertura
Ana Paula Vitorino - Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes;
Rui Moreira - Presidente da Câmara Municipal do Porto;
Eduardo Vítor Rodrigues - Presidente do Conselho Metropolitano da Área Metropolitana do Porto;
Jorge Delgado - Secretário de Estado da Mobilidade Urbana.
10h00 | 1.º Painel: Incentivos à utilização de transportes públicos e à promoção da acessibilidade, proximidade e coesão social e urbana
Mesa redonda/debate, moderado por Fernando Gonçalves (Transportes & Negócios), sobre os sistemas de mobilidade das cidades e incentivos à sua utilização, bem como o contributo das políticas urbanas para a transição digital e ecológica, com participação de:
Pedro Baganha - Vereador da Câmara Municipal do Porto;
António Pérez Babo - Professor e investigador da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto;
João Marrana - Presidente do Conselho de Administração da Metro-Mondego, S.A. e professor e investigador do Departamento de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Portucalense.
11h00 | Coffee-break
11h20 | 2.º Painel: O planeamento e a organização regional da mobilidade e dos transportes e o seu contributo para a descarbonização
Mesa redonda/debate, moderado por Fernando Gonçalves (Transportes & Negócios), sobre a organização regional e a integração de redes de vários modos nas áreas metropolitanas, bem como o respetivo contributo para aumento da eficiência do sistema, num contexto de descarbonização, com participação de:
Tiago Braga - Presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, S.A.;
Álvaro Costa - Investigador na Universidade do Porto;
Avelino Oliveira - Professor auxiliar convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa.
12h20 | Intervalo
15h00 | 3.º Painel: O financiamento da transição ambiental
Mesa redonda/debate, moderado por Fernando Gonçalves (Transportes & Negócios) sobre de que forma os serviços de interesse económico geral, que têm subjacentes a definição de obrigações de serviço público (OSP), devem ser financiados. A transição ambiental e os desafios da descarbonização implicam OSP cada vez mais exigentes (OSP Verdes) que exigem reflexão sobre as respetivas fontes de financiamento, públicas e privadas, com participação de:
Alexandra Carvalho - Secretária-Geral do Ambiente e Diretora do Fundo Ambiental;
José Gomes Mendes - Professor Catedrático na especialidade de Sistemas Urbanos e Regionais da Universidade do Minho;
Álvaro Beleza - Presidente do Conselho Coordenador da SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.
16h00 | Coffee-break
16h20 | 4.º Painel: O conceito de Smart Cities e o impulso para a transição digital
Mesa redonda/debate, moderado por Fernando Gonçalves (Transportes & Negócios), sobre simplificação de procedimentos, as plataformas eletrónicas e a gestão de dados sobre os fluxos e funções urbanas como bases para o desenvolvimento das cidades e das suas regiões e como fatores determinantes para a transição digital, com participação de:
Ana Marques - Coordenadora do Pilar 3 do Plano de Ação para a Transição Digital – Estrutura de Missão Portugal Digital;
Manuel Paulo Teixeira - Administrador Delegado do TIP - Transportes Intermodais do Porto;
Paulo Humanes - Diretor do CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.
17h20 | Notas Finais
Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.