Os concelhos pertencentes à região do Tâmega e Sousa estão, esta sexta-feira, dia 8 de abril, sob aviso amarelo devido à precisão de chuva, por vezes forte e persistente, em especial nas zonas montanhosas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso abrange os concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende e vai estar em vigor entre as 09h00 e as 18h00 desta sexta-feira.

O Instituto prevê para, esta sexta-feira, nas regiões do Norte e Centro do continente, vento fraco a moderado de sudoeste, por vezes forte no litoral e soprando moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h) até meio da tarde e possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima na região Norte.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os quatro graus Celsius (na Guarda) e os 14 (em Aveiro) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 20 (em Faro).

O IPMA emite aviso amarelo sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.