logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Depressão Babet traz chuva forte e temperaturas baixas. Região fica sob aviso laranja

Redação

Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real estão sob aviso laranja de mau tempo devido à depressão Babet. Na quinta-feira, dia 19 de outubro, espera-se um novo agravamento das condições meteorológicas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), quatro distritos vão estar condicionados por "sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa" devido à depressão Babet.

Neste sentido, a depressão poderá dar origem a precipitação, por vezes forte e persistente, e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas. O aviso laranja estará em vigor entre as 15h00 desta terça-feira e as 00h00 de quarta-feira.

No final da semana, a precipitação poderá atingir "valores muito significativos, com a generalidade das regiões Norte e Centro a poderem superar valores acumulados na ordem de 100 mm e com algumas zonas montanhosas do litoral Norte a poderem mesmo superar 200 mm".

O alerta foi também reforçado por Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Proteção Civil. Na rede social Twitter, alertou quem vive nas regiões Norte e Centro para a situação meteorológica nas próximas horas que requer "a máxima atenção".

A previsão de mau tempo para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir no domingo, 15 de outubro, um aviso à população, alertando para a possibilidade de inundações urbanas, cheias e deslizamentos de terras. No aviso, a ANEPC pede a "adoção de comportamentos adequados" para prevenir consequências do "mau tempo, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e a fixação de estruturas soltas".

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.