logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

DECO: Valor do cabaz alimentar de bens essenciais aumenta 2.14 euros

Redação

Segundo a análise semanal do cabaz de produtos alimentares essenciais, realizado pela DECO PROteste, o preço total da cesta alimentar de 63 bens essenciais aumentou 2.14 euros na última semana, estando agora nos 227.34 euros.

De 24 a 31 de julho, o preço tinha descido para os 225.21 euros, sendo que voltou esta semana a subir, depois de várias semanas em queda.

Entre os dias 31 de julho e 7 de agosto, os flocos de cereais (mais 22%), a polpa de tomate (mais 18%), o café moído (mais 16%) e o atum em azeite (mais 14%) registaram os maiores aumentos percentuais face à semana anterior. No entanto, o produto mais caro da semana foram os cereais de fibra, a custar 4.75 euros.

Em comparação ao período homólogo de 2023, o valor do cabaz aumentou 15,40 euros, mas desde o início do ano corrente que o valor tem vindo a descer, ainda que com oscilações, estando agora 8.70 euros mais barato (-3.69%) do que em janeiro.

O início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, provocou uma escalada da inflação sentida nos preços dos bens alimentares. Desde então, o valor do cabaz analisado pela DECO PROteste subiu 43.71 euros, sendo que a pescada fresca, o azeite virgem extra e o açúcar branco são os produtos que sofreram os aumentos mais significativos, quando comparado com esta semana.

Desde janeiro de 2022 que a DECO PROteste acompanha a evolução dos preços dos bens alimentares essenciais, analisando, todas as quartas-feiras, o custo total de um cabaz, com base nos preços recolhidos no dia anterior nos principais supermercados com loja online.

O cabaz é constituído por 63 produtos alimentares essenciais, entre eles: carne, congelados, frutas e legumes, laticínios, mercearia e peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como perú, frango, carapau, pescada, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo, manteiga, entre muitos outros.

Para verificar qual o supermercado online mais barato utilize o simulador da DECO PROteste.

https://averdade.com/deco-na-ultima-semana-o-cabaz-alimentar-de-bens-essenciais-custou-227-euros/

https://averdade.com/produtos-do-cabaz-alimentar-registam-subidas-significativas-desde-a-semana-passada/

https://averdade.com/fim-do-iva-zero-trouxe-aumento-acima-dos-6-em-14-produtos-do-cabaz-essencial/