A bonificação dos juros e a fixação da prestação do crédito à habitação durante dois anos foram duas medidas criadas para ajudar as famílias no pagamento desse crédito com taxa variável e que, acabam.
Nos últimos anos, as famílias têm enfrentado dificuldades significativas para lidar com o aumento das prestações do crédito à habitação, resultante da subida das taxas Euribor. Para mitigar este impacto foram criadas algumas medidas de apoio, como a bonificação dos juros e a fixação da prestação do crédito à habitação por dois anos. Todavia, estas medidas aproximam-se rapidamente do seu fim, levantando preocupações sobre o futuro das famílias que dependem desses apoios.
Bonificação dos Juros: um alívio temporário
A bonificação dos juros foi uma medida criada para aliviar os encargos financeiros de famílias com créditos à habitação, com taxa variável. Desde a sua implementação, este apoio beneficiou cerca de 20.352 famílias, tendo, no entanto, ficado muito aquém dos 200 mil contratos elegíveis. Relembramos que esta medida previa que o Estado assumisse parte dos juros dos contratos de crédito à habitação própria permanente.
Com a recente diminuição das taxas Euribor, que atualmente se encontram abaixo dos 3%, muitos contratos deixarão de cumprir o critério para a bonificação. Assim, este cenário, combinado com o fim previsto da medida para 31 dezembro de 2024, encerrou-se o benefício em causa.
A DECO tem uma parceria com o Município do Marco de Canaveses ([email protected]), com o Município de Castelo de Paiva ([email protected]) e com o Município de Penafiel ([email protected]) e presta apoio presencial gratuito aos consumidores nestas localidades. Marque o seu atendimento connosco! Saiba mais em deco.pt