credito habitacao
Publicidade

A DECO tem vindo, ao longo das últimas semanas, a receber pedidos de informação de consumidores que têm visto a sua prestação do crédito à habitação aumentar mais do que expectável, não só como consequência da subida das taxas Euribor, mas também pelo agravamento do spread no seu crédito à habitação.

O spread corresponde a uma parcela da taxa de juro, definida pelo banco quando concede ao cliente um crédito. Numa definição simples, o spread não é mais do que o lucro do banco quando ‘empresta dinheiro’.

A DECO aconselha o consumidor a analisar cuidadosamente as condições contratualizadas no seu crédito, verificando se todos os serviços/ produtos contratados com o banco estão ativos de modo a beneficiar do spread contratado, isto é, de uma redução do spread base.

Caso o consumidor verifique que essas condições contratualizadas se mantêm, deverá reclamar, por escrito, junto da instituição bancária, solicitando o esclarecimento da situação. Poderá, ainda, apresentar reclamação junto do Banco de Portugal, podendo fazê-lo digitalmente no Portal do Cliente, do Banco de Portugal

Contacte o Gabinete de Proteção Financeira da DECO para mais informações sobre questões relacionadas com o crédito habitação e finanças pessoais. 

A DECO tem protocolo de colaboração com o Município do Marco de Canaveses (255 538 800), com o Município de Castelo de Paiva (255 689 500), com o Município de Felgueiras (255 318 000) e com o Município de Penafiel (255 710 700), para apoio gratuito aos consumidores. Para atendimento contacte o seu Município.

Texto da DECO