A recente decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel, relativa à providência cautelar interposta pela Universidade Sénior de Penafiel (US) "não altera em nada a luta dos alunos e professores".
A garantia é dada pela ADISCREP - Associação Desenvolvimento Penafiel que, num comunicado emitido esta quinta-feira, 26 de setembro, retalia a decisão do tribunal, que indeferiu a providência cautelar, que tinha como objetivo anular a intenção do Município de Penafiel em requalificar as instalações da escola de Penafiel nº1, antiga sede da associação.
Na nota enviada às redações, a associação alerta que não se trata de uma decisão definitiva e que o processo principal "ainda decorre. Em primeiro lugar, é fundamental esclarecer que o tribunal, ao pronunciar-se sobre a providência cautelar, limitou-se a questões puramente formais ou processuais, mas não sobre a justiça ou injustiça da decisão", começa por referir.
A ADISCREP afirma que o presidente da autarquia - Antonino de Sousa - "ao invés de agir em prol da comunidade, parece querer seguir um caminho marcado por interesses meramente partidários e pessoais contra os dirigentes e, por conseguinte, contra os alunos da Universidade Sénior".
Relativamente à decisão tomada, a associação descreve-a como "apenas provisória. Por um lado, ainda não transitou em julgado e pode ser objeto de recurso e, por outro, não ficou decidida a ação principal, cuja decisão ainda se aguarda", explica.
Por isso, entende que o objetivo do autarca penafidelense é "ser o coveiro da associação, ignorando o impacto devastador que as decisões podem ter sobre os idosos e a comunidade local. Caso siga por este caminho, será o responsável pelo fim de um projeto que tem sido vital para o bem-estar e desenvolvimento de muitos seniores de Penafiel", atenta.
A terminar o comunicado, a ADISCREP aponta a "responsabilidade" do futuro da Universidade Sénior ao executivo da Câmara Municipal de Penafiel e garante que continuará a "luta, em defesa do interesse público, da verdade, da preservação da Universidade Sénior e do bom nome de Penafiel e das gentes", conclui.
https://averdade.com/municipio-de-penafiel-vai-avancar-com-obras-na-antiga-sede-da-adiscrep-apos-decisao-do-tribunal/