jesus ultima ceia procissao corpo deus penafiel
Publicidade

Desde muito novo que Alberto Barros, mais conhecido como Berto Boss, participa na procissão do Corpo de Deus de Penafiel. Se antes participava porque iam pedir à escola figurantes, hoje em dia, considera-se um dos grandes impulsionadores desta tradição tão característica de Penafiel.

Já foi Pôncio Pilates, pajem, doutor da lei, romano, entre muitas outras personagens que já nem tem conta, mas é há cerca de uma década que interpreta, em conjunto com um grupo de amigos, a Última Ceia.

ultima ceia procissao corpo deus penafiel
Foto: Município de Penafiel

Numa das vezes em que foi ver a procissão, por volta do ano de 2010, reparou que, apesar dos vários participantes para representar os bailes, “tinha poucos figurantes” para retratar a vida de Cristo desde que nasceu e isso deixou-o “triste”. Num dia de convívio com os amigos, lembrou-se que poderiam “caracterizar e encenar um quadro da procissão”. “Encenámos a Última Ceia porque, na altura, com o cabelo comprido e umas barbas boas seria facilmente Cristo e os meus colegas era fácil deixarem crescer umas barbas”, lembrou, sublinhando que foi um “tremendo sucesso”.

procissao 1 1024x681 1

No ano seguinte, desafiaram outras pessoas e “aquilo começou a tornar-se uma coisa viral e, durante os anos, as coisas foram crescendo”. Foram desafiados também grupos de teatro e associações, que começaram a ter os próprios quadros e, atualmente, há oito quadros com “muitos figurantes”. Hoje, organiza uma boa parte desses figurantes nos variados quadros que compõem a procissão, sendo que duas irmãs, a esposa, bem como sobrinhos e cunhadas já estão também envolvidos neste espírito.

Para a procissão que vai decorrer esta quinta-feira, pelas 17h30, os quadros já estão “todos fechados”, com centenas de pessoas, e as expectativas estão “muito altas”, uma vez que esta é uma procissão “com muita força”. “As pessoas que venham ver, é bonito de ver tanta gente adulta a participar e os miúdos já não têm vergonha de o fazer”, explica, referindo que agora as crianças já se sentem à vontade para integrar também o evento.

procissao9 1024x683 1
Foto: Município de Penafiel

“O sucesso somos todos juntos. A divulgação é importante e é importante também que não se percam as raízes do que somos”, continuou, comentando que aproveita o facto de ser conhecido para ajudar a “fomentar as raízes e tradições” do concelho.

procissao10 1024x688 1
Foto: Município de Penafiel

A “majestosa procissão do Corpo de Deus de Penafiel”, além de simbolizar o sagrado, o religioso, representa também o profano, com a Bicha Serpe, os Bailes, o Estado de São Jorge, o Boi Bento, o Carro Triunfal e a Figura da Cidade. O cortejo percorre toda a cidade, desde a Igreja Matriz até à Igreja de Nossa Senhora da Piedade e dos Santos Passos (Sameiro). Na parte religiosa da procissão apresentam-se a cruz paroquial, seguida das crianças em procissão de fé, das cruzes paroquiais das freguesias e as das confrarias, prosseguindo com um conjunto de quadros bíblicos, a representação das ordens, os acólitos e o pálio que protege o elemento mais sagrado, a Custódia com o Santíssimo Sacramento, e as autoridades.

procissao6 1024x681 1
Foto: Município de Penafiel
procissao1 1024x681 1
Foto: Município de Penafiel
procissao7 1024x681 1
Foto: Município de Penafiel