Até 31 de janeiro 2024
Comunicação no Portal das Finanças sobre todas as rendas recebidas dos inquilinos, pelo pagamento relativo a:
Arrendamento;
Subarrendamento;
Cedência de uso do prédio ou de parte dele, que não arrendamento.
Até 15 de fevereiro 2024
Os sujeitos passivos podem confirmar ou alterar os dados relativos à composição do agregado familiar e outros elementos pessoais relevantes, nomeadamente, informação sobre residência alternada de dependentes em guarda conjunta estabelecida em acordo de regulação do exercício das responsabilidades parentais, para que a AT (Autoridade Tributária) disponibilize o IRS Automático ou pré-preencha o modelo três com estes elementos pessoais atualizados.
De referir que a informação a ser atualizada no Portal das Finanças é a que reporta a 31 de dezembro de 2023.
Comunique os encargos com rendas em resultado da transferência da sua residência permanente para um território do interior do país.
Comunique a duração do contrato de arrendamento.
Até 25 de fevereiro 2024
Possibilidade de verificar e inserir faturas no Portal e-fatura. Caso tenha faturas que não estejam registadas no portal, devem inseri-las manualmente.
Quem tem rendimentos de trabalho independente também tem de informar, até à data referida, se os gastos foram realizados no âmbito dessa atividade profissional.
Até 15 de março 2024
Disponibilizados os montantes das deduções à coleta proporcionados pelas despesas comprovadas por fatura e outros documentos.
Os montantes divulgados vão aparecer pré-preenchidos nas declarações de IRS. Os montantes relacionados com seguros de saúde também passarão a estar identificados.
De 15 a 31 de março 2024
Reclamação, caso não concorde, das deduções à coleta relativas às despesas gerais familiares e ao benefício pela exigência de fatura apurados pela AT.
É também neste período que, de uma lista de entidades disponibilizada no Portal das Finanças, pode escolher a quem quer consignar o IRS ou IVA.
De 1 de abril a 30 de junho 2024
Entrega IRS 2024 relativa aos rendimentos de 2023.
Até 31 de julho 2024
AT envia a nota de liquidação do IRS.
É o prazo limite para receber o reembolso, desde que a declaração tenha sido entregue no prazo previsto.
Até 31 de agosto 2024
Pagamento de imposto adicional ao Estado (se não cumpriu prazos de entrega do IRS).