d laurentina
Publicidade

A aldeia da Folhada, na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada, no concelho de Marco de Canaveses, está em festa. Maria Laurentina, ou D. Laurentina como é conhecida, celebra esta segunda-feira, dia 13 de março, o seu centésimo aniversário.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, o filho da centenária, João Monteiro, afirmou que a sua mãe “está muito bem. Não tem nenhum problema de saúde, sem ser as pernas. A cabeça está impecável, ainda conhece toda a gente”, garantiu. No entanto, há cerca de três semanas, “deu uma queda” então ficou um pouco condicionada, o que fez com que o filho tomasse a decisão de a colocar num Lar Residencial. “Ela recuperou a 100% e está muito bem lá, Graças a Deus”, referiu.

Na sua juventude, a D. Laurentina foi tecedeira, mas quando casou dedicou-se à agricultura. “Trabalhou no campo e gostava daquilo”, disse o seu filho, acrescentando que, até há três semanas, “ainda era ela que cuidava das galinhas. Estava sempre preocupada em fazer os campos. Nós também devíamos ser assim”.

whatsapp image 2023 03 13 at 20.04.53

Até ir para o Lar Residencial, D. Laurentina estava em casa e, todos os dias, era tratada pelo “centro de dia de Tabuado”, a quem João Monteiro deixa um agradecimento por tudo o que fizeram à sua mãe.

Católica “desde sempre”, a centenária foi responsável, até aos 75 anos, por um altar na sua aldeia. “Também foi catequista, é muito ligada a Deus a minha mãe”, sublinhou. A D. Laurentina acredita que “foi Deus” que a fez chegar aos 100 anos. “Ela sente-se feliz, disse-me ‘foi Deus que me segurou aqui, senão eu já tinha ido’”, acrescentou.

whatsapp image 2023 03 13 at 20.05.05

Adora “ver o terço e a missa” na televisão e está sempre a par das notícia. “Fala muito do Marcelo Rebelo de Sousa e dos políticos. Está mais informada do que eu”, brincou o seu filho.

Maria Laurentina é avô de dois netos e bisavó de um bisneto, que celebra, na próxima quinta-feira, o seu terceiro aniversário. “Adora o mais novo da família, está sempre pronta para brincar um pouco com ele”, contou o filho.

whatsapp image 2023 03 13 at 20.05.24

Para assinalar o aniversário, decorreu, durante a tarde desta segunda-feira, uma missa em homenagem a Maria Laurentina. “O Sr. Padre disse-me que não se lembrava, em 60 anos, de alguém que tivesse chegado ao centenário na freguesia, então quis celebrar esta missa”, referiu João Monteiro.

A festa continuou com um jantar que reuniu cerca de 80 pessoas, entre família, amigos e cuidadores da D. Laurentina. “Celebramos um pouco a vida da minha mãe. A ver se ela chega aos 101”, concluiu, esperançoso.