D. Américo Aguiar foi investido cardeal por Francisco, no consistório na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, este sábado, dia 30 de setembro.
"Setúbal no seu coração" foi uma das primeiras afirmações trocadas entre o Papa Francisco e D. Américo Aguiar, no momento que se seguiu à entrega do barrete e anel cardinalícios, e da bula de nomeação e que considerou "particularmente bonito e inspirador", disse aos jornalistas.
Quando recebeu os símbolos cardinalícios das mãos de Francisco, Américo Aguiar sentiu "a partilha desse peso, dessa caminhada". O novo bispo de Setúbal torna-se no 47.º cardeal português da História.
Américo Aguiar recebeu o anel e barrete cardinalícios, assim como a bula de criação, tendo-lhe sido atribuído o título da Igreja de Santo António de Pádua na Via Merulana, em Roma.