A Comissão de Proteção Crianças e Jovens (CPCJ) de Celorico de Basto lançou uma campanha de sensibilização direcionada aos maus tratos na infância, associada à campanha da Comissão Nacional “abril, mês da prevenção dos maus tratos na infância”, com o slogan “Serei o que me deres… que seja amor!”.

De acordo com o município, a campanha incide, numa primeira fase, na distribuição de cartazes informativos e na colocação de laços azuis nos edifícios públicos e entidades obrigatoriamente representadas na CPCJ do município.

No final do mês, a 29, será realizada a Caminhada noturna “Entre Laços e Pirilampos” envolvendo a participação da comunidade.

Para a Presidente da CPCJ de Celorico de Basto, Helena Martinho, o objetivo é “sensibilizar para uma problemática que “infelizmente ainda se observa de forma recorrente e que põe em causa o desenvolvimento saudável das nossas crianças. Felizmente as instituições de primeira intervenção estão mais sensibilizadas para estas situações e por isso desenvolvem ações de sensibilização de forma mais recorrente e consciente promovendo  comportamentos saudáveis e uma intervenção mais assertiva contribuindo positivamente para inverter situações que poderiam ser de risco”

O Município de Celorico de Basto como entidade integrante na CPCJ e parceiro nas ações desenvolvidas mostra-se, pelas palavras da Vereadora da Ação social, Maria José Marinho, está “muito recetivo a estas campanhas quando está em causa proteger as crianças para que cresçam saudáveis e felizes”.