cp comboiosFoto: Município de Marco de Canaveses
Publicidade

A CP recebeu um pré-aviso de greve do sindicato dos maquinistas (SMAQ) “para o período compreendido entre os dias 10 e 17 de março”.

De acordo com fonte oficial da CP e segundo o Jornal PÚBLICO prevê-se que, caso a greve avance, haja “fortes impactos no dia 10 [uma sexta-feira] e ligeiras perturbações nos restantes dias”.

Os maquinistas (SMAQ) têm estado em greve durante o mês de fevereiro desde a paragem total até ao tempo de trabalho superior a 07h30. Este sindicato, à semelhança dos outros, está contra a proposta de aumento salarial.

No final de janeiro, num comunicado do SMAQ, é referido que o melhor que a CP propunha era “um aumento global de 4% ou um aumento de 51 euros comum a todos os índices, o que representaria, neste caso, um aumento médio na carreira de 3,89%”.

“São claramente valores inaceitáveis face à inflação média registada em 2022, que foi de 7,8%”, referiu este sindicato, defendendo que a CP “e as tutelas ministeriais estão a propor na prática uma redução salarial”, e tal não pode ser aceite pelo SMAQ, que defende ainda melhores condições de trabalho.