logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

CP com perturbações na circulação até 17 de março

Redação

O Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) convocou greve para o período compreendido entre as 00h00 do dia 10 de março e as 23h59 de 17 de março.

Prevê-se que até 17 de março a maioria dos serviços regulares sejam realizados, no entanto, alguns comboios poderão ser suprimidos. 

Os maquinistas (SMAQ) têm estado em greve durante o mês de fevereiro desde a paragem total até ao tempo de trabalho superior a 07h30. Este sindicato, à semelhança dos outros, está contra a proposta de aumento salarial.

No final de janeiro, num comunicado do SMAQ, é referido que o melhor que a CP propunha era "um aumento global de 4% ou um aumento de 51 euros comum a todos os índices, o que representaria, neste caso, um aumento médio na carreira de 3,89%".

"São claramente valores inaceitáveis face à inflação média registada em 2022, que foi de 7,8%", referiu este sindicato, defendendo que a CP "e as tutelas ministeriais estão a propor na prática uma redução salarial", e tal não pode ser aceite pelo SMAQ, que defende ainda melhores condições de trabalho.

Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, a CP permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe.

O reembolso ou troca podem ser efetuados em myCP na área "Os seus bilhetes" (para bilhetes adquiridos na Bilheteira Online e App CP) até aos 15 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente, bem como nas bilheteiras e, se reembolso, em CP.pt, através do preenchimento do formulário de contacto online "Reembolso por Atraso ou Supressão", com o envio da digitalização do original do bilhete, até dez dias após terminada a greve.