bateria telemovel carregador carregar
Publicidade

Apesar das pessoas dizerem que carregar o telemóvel todas as noites vicia a bateria, a maior parte das pessoas costuma fazê-lo pela noite fora, porque é um dos raros momentos em que não o utilizamos, mas será isso verdade?

A resposta a esta questão não é assim tão simples, nem linear, já que tudo depende do dispositivo que tem nas suas mãos, isto é, a idade e os componentes do telemóvel. Por isso, se há uns anos atrás a resposta mais frequente seria que não deve carregar o telemóvel durante a noite, hoje em dia tudo depende do smartphone que tem.

Assim, se tiver uma bateria de lítio a probabilidade de ela viciar é reduzida, já que quando atinge os 100% de carregamento para automaticamente de carregar. Por outro lado, deixar que a bateria descarregue todas as noites é algo que deve evitar ao máximo fazer, porque estará a danificar a vida útil dos próprios ciclos a partir dos quais uma bateria de lítio trabalha.

Por isso, não deverá deixar que a percentagem desça dos 20%. Apesar de não ser 100% prejudicial, deverá na mesma evitar que o dispositivo fique ligado à corrente durante largas horas depois de já ter a bateria completamente carregada, porque poderá a longo prazo trazer um desgaste adicional que prejudica a vida útil do dispositivo.