No domingo, dia 6 de março, as ruas de Lousada serão o palco de mais uma edição de “A Corrida do Carnaval”, que contará este ano com a participação dos atletas Rui Pedro Silva e Ercília Machado.

Rui Muga (Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros) é o atleta que tem mais vitórias na Corrida do Carnaval, venceu em 2016, 2017, 2019 e 2020. Este ano, terá de enfrentar Rui Pedro Silva (CD S. Salvador do Campo) que também vai correr para o primeiro lugar do pódio. No setor feminino, o destaque vai para as atletas Ercília Machado e Jéssica Pontes (Team El Comandante).

A partida está marcada para as 10h na Av. Amílcar Neto e o evento tem duas vertentes, uma corrida com 10 km e a caminhada com 6 km de distância. Vestidos a rigor, os participantes contam com um percurso que terá a particularidade de passar pelo interior do Estádio Municipal de Futebol, na pista de atletismo, e desenrola-se pelas principais avenidas da Vila de Lousada. A prova vai contar com uma corrida cronometrada de 10 km e uma caminhada de 6 km para todas as idades e sem fins competitivos. O tiro de partida para as duas distâncias será às 10h00, na Av. Amílcar Neto, em frente às Piscinas Municipais de Lousada, sendo a chegada no mesmo local.

A organização criou um regulamento de participação no evento, o Plano de Segurança que vai ao encontro das regras e normas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, que deve ser integralmente cumprido, sob pena de responsabilização individual pelo incumprimento e risco de impedimento de participação na corrida, indica um comunicado. Os participantes terão, por exemplo, de apresentar, no ato de levantamento do kit de participante, o Certificado Digital COVID-19, válido na data do evento, ou um teste PCR nas 72h anteriores ou teste antigénio nas 48h anteriores à data e hora do evento.

Um dos objetivos deste evento passa pela criatividade dos participantes com o apelo a que venham mascarados. A organização pretende que todos entrem no espírito destas festividades, por isso vai promover um concurso de máscaras entre os participantes.

No final da prova, as três melhores fantasias da corrida ou da caminhada serão premiadas com um cabaz de produtos regionais e os vencedores subirão ao pódio.

A entrega dos kits de participante será nas Piscinas Municipais de Lousada nos dias 5 de março das 10h00 às 19h00 e 6 de março das 8h00 às 9h00.