Na manhã de quarta-feira, 16 de outubro, realizou-se a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Comando Territorial do Porto, Coronel Paulo Jorge André Serra.
A cerimónia, que teve lugar nas instalações do Comando Territorial do Porto, foi presidida pelo comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Alberto Ribeiro Veloso, que conferiu posse.
O agora Comandante do Comando Territorial do Porto é natural da vila de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, e nasceu no dia 16 de maio de 1977.

Paulo Serra é licenciado em Ciências Militares, na especialidade de Segurança (GNR), pela Academia Militar, e mestre em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Tem, ainda, uma pós-graduação em Segurança e Defesa pelo Instituto Universitário Militar, o curso de Estado-Maior Conjunto, curso de Investigação Criminal para Oficiais, curso Internacional de Estudos de Segurança Interna, curso de Introdução à Comunicação Social, curso de Estudos Africanos, curso de Cooperação Civil-Militar e o curso de Planeamento de Operações Psicológicas.

Ingressou no quadro permanente da GNR em 1995, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional. Foi assessor do comandante-geral da polícia Nacional de Timor-Leste; 2.º Comandante do Comando Territorial de Leiria; docente de Comunicação e Relações Públicas no Instituto Universitário Militar; chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal no Comando Territorial de Leiria; oficial de Operações no Comando Territorial de Aveiro; comandante dos Destacamentos Territoriais de Aveiro e Anadia; comandante de Companhia e de Pelotão nos Cursos de Formação de Guardas.
Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.

O Comando Territorial do Porto é uma unidade com sede na cidade do Porto e é responsável pelo cumprimento da missão da GNR neste distrito. Em comunicado, a GRN explica que esta unidade tem como missão garantir as condições de segurança que permitam o exercício dos direitos e liberdades e o respeito pelas garantias dos cidadãos, garantir a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança e a proteção das pessoas e dos bens, prevenir a criminalidade em geral, desenvolver as ações de investigação criminal e contraordenacional, zelar pelo cumprimento das leis e regulamentos relativos à viação terrestre e aos transportes rodoviários, promover e garantir a segurança rodoviária, e manter a vigilância e a proteção de pontos sensíveis.

O Comando Territorial do Porto integra um Destacamento de Intervenção, dois Destacamentos de Trânsito, designadamente Penafiel e Porto, um Posto de Trânsito e seis Destacamentos Territoriais, designadamente Amarante, Felgueiras, Matosinhos (que possui um Subdestacamento Territorial), Penafiel, Santo Tirso e Vila Nova de Gaia, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 30.