O município de Lousada, em parceria com a Lousada Séc. XXI, implementou um projeto-piloto que pretende incentivar a população a adotar práticas mais sustentáveis no uso de transportes, com especial enfoque na promoção da mobilidade elétrica e da mobilidade ativa.

O serviço Cornélias Lousada Bike-Sharing pretende também “destacar a importância de formas ativas de transporte, associadas a um estilo de vida com ganhos significativos para a saúde, ambiente e economia”, informa o município na página de Facebook. 

As bicicletas podem ser parqueadas em quatro locais, nomeadamente na Av. Amílcar Neto, Praça das Pocinhas, Rua Dr. Mário Soares e Av. Hans Isler, estando disponíveis para utilizadores frequentes e ocasionais, constituindo um modo alternativo de mobilidade suave. 

Para a utilização do serviço Cornélias Lousada Bike-Sharing terá de efetuar um registo inicial de adesão, nos serviços administrativos da Lousada Séc. XXI (Piscinas Municipais) onde vai ser disponibilizado um formulário próprio e onde podem ser consultadas as regras/normas de utilização.

Os utilizadores vão ter um cartão que os habilita à utilização do sistema, com um custo anual de adesão de cinco euros. Brevemente o serviço também será disponibilizado através de aplicação móvel.

As bicicletas estão disponíveis de segunda-feira a sexta-feira das 07h30 às 22h00 e aos sábados e domingos entre as 9h00 e as 20h00.

Para informações adicionais acerca do projeto e do funcionamento do serviço deve consultar o site do município.