Conta Coisas

Marco 09 festeja 94.º aniversário com desejo de voltar a ser FC Marco

José Rocha

25-05-2021

"Não foi agora nos 94 anos, mas quem sabe se não poderemos comemorar os 95 como FC Marco?", atira o presidente do clube, Eduardo Felipe.

25 de maio de 1927. Foi este o dia em que o Futebol Clube do Marco foi fundado, pelo que, esta terça-feira, o emblema da cidade de Marco de Canaveses está oficialmente de parabéns.

Devido ao atual contexto epidemiológico que o país atravessa, a data foi assinalada somente através de uma publicação nas redes sociais, na qual são felicitados “todos que fizeram e fazem parte da história desse grande clube”.

“Não estamos em tempos de festas, mas sim de evitar aglomerações”, justificou ao Jornal A VERDADE o presidente do clube, Eduardo Felipe.

Emocionado, o dirigente assegurou ser “um orgulho pertencer a um clube como o Marco 09”, designação que Eduardo e a restante direção querem ver alterada para a original, se possível ao longo do próximo ano: “Ainda estamos na batalha para trazer de volta o nome original. Esperamos dentro em breve conseguir! Não foi agora nos 94 anos, mas quem sabe se não poderemos comemorar os 95 como FC Marco?”

As competições desportivas distritais foram retomadas recentemente, após meses de paragem devido à pandemia. O presidente do Marco 09 revela que a retoma tem “corrido bem”, cenário para o qual diz ter contribuído a obrigatoriedade de testagem dos atletas à COVID-19: “Retomamos a atividade em todos os escalões, feminino e atletismo. Foi muito agradável, porque muita gente apareceu".

O facto da Associação de Futebol do Porto ter obrigado a fazer testes aos atletas trouxe alguma segurança aos pais.

Agora que “o clube voltou à atividade”, Eduardo Felipe mostra-se determinado em “seguir em frente para acabar com esta pandemia, que veio afetar um bocadinho os nossos planos”.

Mas acredito que, a partir de agora, iremos continuar a crescer como vínhamos a fazer e dar ao Marco a grandeza que ele merece!