Uma das medidas anunciadas pelo Governo esta quarta-feira, dia 10 de maio, pretende reduzir os locais para consumo de tabaco, bem como, promover "uma geração livre de tabaco em 2040".
A nova lei do tabaco prevê a restrição de fumo em todos os lugares fechados, é também proibido fumar ao ar livre no perímetro de escolas, hospitais, recintos desportivos, estações, paragens e apeadeiros dos transportes públicos (esta medida será introduzida a 23 de outubro de 2023), também será proibido fumar em esplanadas e pátios exteriores de restaurantes e bares.
A partir de outubro de 2023 a venda de produtos de tabaco aquecido que tenham aromatizantes passa a ser proibida. Para além disso, as embalagens de tabaco aquecido terão fotografias e texto à semelhança do tabaco convencional de forma a equipará-los.
Em 2019, 12% das mortes registadas em Portugal estiveram relacionadas com tabaco. Este é um dos fortes motivos que leva o Governo a implementar estas medidas para "reduzir esse número e criar a primeira geração livre de tabaco".