Artigo em parceria com a DECO.

Todos os dias fazemos escolhas sobre a forma como vivemos, viajamos, comemos, consumimos ou nos divertimos. Em resultado dessas escolhas diárias, cada um de nós, individualmente, é responsável por 72% das emissões globais de gases com efeito estufa lançados sobre o Planeta.

As alterações climáticas estão no topo da agenda dos governos, dos stakeholders, das nossas sociedades, mas a verdade é que dizem respeito a todos nós e à nossa vida privada.

São muitas as propostas, as medidas, os desafios lançados aos cidadãos para serem mais “verdes”. Mas ainda há um grande hiato entre as intenções e a consciência e as ações tomadas e os passos concretos para nos tornarmos consumidores mais sustentáveis. São muitas as mensagens contraditórias ou catastrofísticas e a abundante informação nem sempre é clara ou verdadeira, o que nos faz sentir impotentes para resolver este problema, levando a que muitas pessoas se sintam frustradas no seu esforço para fazer opções mais sustentáveis.

Neste projeto, acreditamos que é possível ser sustentável sem termos de ser super-heróis e super-heroínas que sacrificam tudo. Acreditamos que é preciso cada uma e cada um de nós refletir, procurar, começar, conversar, partilhar e testar, assim, progressivamente construindo e descobrindo o seu estilo de vida sustentável, à medida das suas preferências e possibilidades.

Esta é a proposta do PSLifestyle – Positive and Sustainable Lifestyle: construir estilos de vida positivos e sustentáveis.

O projeto pretende chegar a 4 milhões de cidadãos europeus, criando um movimento de cidadãos pela sustentabilidade, com especial foco em 4 dimensões: habitação, alimentação, mobilidade e consumo. Neste projeto, os cidadãos são cocriadores de uma ferramenta para “Inspirar vidas sustentáveis” e podem participar ativamente em todas as fases do projeto, desde o planeamento, à avaliação e à sua melhoria.
 
O projeto abrirá um espaço de participação dos cidadãos com a realização de 6 Laboratórios Vivos, convidando desde já os consumidores a participar e a fazer parte desta cocriação conjunta onde todos nos possamos rever e estar incluídos, a codesenvolver novas visões para uma vida melhor e mais sustentável.

Para criar uma vida melhor para todos, dentro dos limites ambientais, vamos juntos pensar, visionar e criar soluções que tornem essa visão uma realidade! As partilhas feitas nestes workshops contribuirão para a melhoria da ferramenta online PSLifestyle. A ferramenta tem como objetivo ajudar as pessoas a ganharem consciência do nosso impacto no meio ambiente e apoiar a mudança nos nossos comportamentos do dia a dia.

Os primeiros 2 Laboratórios Vivos são já a dia 30 de abril e 7 de maio, no espaço Heden, em Santa Apolónia, Lisboa! Temos muitas surpresas para estes dias de cocriação e co-design que contam com a participação de Sofia Guedes Vaz, a autora do Podcast ECOSOFIA-X.

1º Laboratório Vivo | 30 de abril
Estilos de vida sustentáveis em Portugal: Caminhos e desafios (9h30-12h30).

2º Laboratório Vivo | 7 de maio
Sabe qual é a sua pegada carbónica? Teste e desenhe a ferramenta online PSLifestyle (9h30- 12h30).

Os Participantes dos Laboratórios Vivos tornar-se-ão Embaixadores Europeias e Embaixadoras Europeias para Estilos de Vida Positivos e Sustentáveis.

Pode seguir-nos através das redes sociais em no Twitter @PSLifestyle_EU e no LinkedIn. Tem perguntas Contacte-nos em [email protected]