frio frieiras
Publicidade

O mês de dezembro e o início do novo ano é uma época marcada pelas baixas temperaturas e o frio traz com ele vários efeitos negativos para a saúde e é por isso que a Direção-Geral da Saúde (DGS) partilhou alguns conselhos a seguir durante os períodos de mais frio.

Um dos primeiros pontos abordados pela DGS é a alimentação, fazer várias refeições ao longo do dia, acompanhadas de bastante água ou sumos naturais, bem como o consumo de hortícolas e fruta da época, ajuda a manter um corpo saudável e é o primeiro conselho a seguir.

Atividade física é a segunda recomendação feita pela Direção-Geral da Saúde, fazer pequenos movimentos com os dedos, braços e pernas ajuda a manter o copo quente e o exercício físico é recomendado mas com os devidos cuidados a ter durante este período de baixas temperaturas.

Quanto a cuidados a ter em casa, a DGS recomenda às pessoas usarem roupa quente, enquanto se mantem a casa quente com a ajuda de lareiras, salamandras e aquecimento a gás, tendo em mente que se deve ventilar as divisões de casa onde estes aparelhos estejam presentes.

O vestuário é outro ponto de relevância e recomenda-se usar várias camadas de roupa quente e o uso de luvas, meias quentes, cachecóis e gorros é recomendado para ajudar a manter o calor nas extremidades do corpo.

Durante viagens de automóvel a DGS aconselha a consultar as previsões meteorológicas e no caso de neve deve levar roupa e bebidas quentes para ajudar a completar a viagem em segurança.

Por fim, a vacinação contra a gripe é uma das principais prevenções para evitar a doença durante o inverno e outras complicações, sendo que no caso de doença é recomendado evitar o consumo de antibióticos sem consultar o seu médico.