logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Consulte aqui 12 das melhores plantas para ter em casa

Redação

Um vaso de plantas é ao mesmo tempo um hobby e uma peça para decoração de interiores, as plantas são aquele bocado de natureza que trás um bocadinho de cor e um elemento verde às salas, casas e escritórios dos portugueses.

As plantas são uma decoração versátil, com uma opção para agradar a quase toda a gente, variando de tamanho, cor, aspecto sendo que até os vasos oferecem um amplo leque de escolhas as opções e combinações são quase infinitas.

O potencial de uma planta como um elemento de decoração é difícil de ignorar, mas mesmo para as pessoas desinteressadas na componente estética, as plantas oferecem um conjunto de vantagens para a saúde dos seus donos. 

A presença de vegetação ou até o próprio ato de cuidar de uma planta apresenta vários benefícios para a saúde mental dos seus cuidadores. As plantas ajudam a reduzir os níveis de stress e ansiedade, um benefício psicológico bastante positivo.

Apesar do mito de que se deve evitar ter plantas dentro de casa, caso elas comecem a "sugar todo o oxigénio do ar" as plantas não afetam a quantidade de oxigénio no ar nem apresentam nenhum risco à saúde e à vida dos seres humanos.

Consulte aqui 12 das melhores plantas para ter em casa:

  • Ficus: Uma árvore que se dá bem em vaso dentro de casa, no entanto há vários tipos de ficus, com folhas de diferentes formatos e cores que são tóxicas, ou seja é preciso ter algum cuidado se tiver animais ou crianças. É uma planta que gosta de luz indireta e até meia sobra e que não precisa de muita manutenção.
Fotografia: Pixabay
  • Lírio da Paz: Uma planta que se dá bem dentro de casa e fácil de cuidar, com uma preferência por zonas com menos luz mas tolera locais luminosos, desde que não leve com sol direto. O lírio da paz precisa de bastante água, se a planta tiver pouca água vai começar a não ficar com as folhas ficam caídas e murchas, mas assim que lhe der água, ela recupera.
Fotografia: Pixabay
  • Tillandsia: São plantas aéreas que absorver água e nutrientes diretamente do ar e que não precisam de substrato para viver. Há vários tipos de tillandsias umas que gostam de apanhar sol e outras que preferem estar à sombra total. Esta planta gosta de bastante água sendo necessário deixa-la submersa em água por 15 a 20 minutos, uma vez por semana.
Fotografia: Pixabay
  • Begónia: As begónias gostam de sol fraco e dão-se bem em vaso ao invés de canteiros, esta é uma planta que pode ser encontrada com várias cores e formas.
Fotografia: Pixabay
  • Palmeira Areca: Uma palmeira de interior, esta planta gosta de estar numa zona bastante luminosa e é bastante resistente e dispensa de muitos cuidados.
Fotografia: Pixabay
  • Dracena: A dracena é boa para aqueles que nunca cuidaram de uma planta pois apenas precisa de ficar numa zona iluminada, mas sem sol direto e não precisa de muita água.
Fotografia: Pixabay
  • Filodendro: É uma planta da família das trepadeiras que se divide em várias espécies, cada uma com folhas e tamanhos diferentes. É preciso ter em atenção a espécie escolhida, já que cada uma tem necessidades diferentes: umas precisam de mais água, outras de mais sombra. O filodendro é uma planta muito fácil de propagar, pelo que basta cortar as folhas, manter o nó e colocar em água até nascerem novas raízes.
Fotografia: Pixabay
  • Feto: Uma planta simples de se cultivar, mas que necessita de alguns cuidados para crescer bonita, sendo que deve evitar coloca-lo num espaço com correntes de ar, exposto a temperaturas extremas e com humidade e deve ainda evitar a exposição direta ao sol.
Fotografia: Pixabay
  • Planta-aranha: O clorófito, mais conhecido por planta-aranha, é uma planta de folhas pequenas e compridas, uma planta que não dá muito trabalho e adaptam-se a qualquer ambiente. Esta planta é muito conhecida por ser uma excelente purificadora de ar.
Fotografia: Getty Images
  • Orquídea: Uma flor marcada pela sua variedade de várias formas e tamanhos e pelas suas cores. A orquídea deve ser mantida num vaso (com furos) para que haja circulação de ar e garantir que as raízes se mantêm saudáveis. Deixe-a num espaço bem iluminado, mas sem exposição direta ao sol.
Fotografia: Pixabay
  • Hera: Uma trepadeira com as suas folhas em forma de estrela, não dá muito trabalho e adapta-se tanto ao interior como exterior. Prefere lugares bem iluminados e tolera bem vento (ou ar condicionado). Atenção que é uma planta tóxica para animais de estimação.
Fotografia: Pixabay
  • Calathea: Uma planta mais difícil de cuidar do que as anteriores mencionadas nesta lista, uma planta que se dá bem em zonas com pouca luz, mas que gosta de bastante humidade.
Fotografia: Pixabay