constance telling
Publicidade

O Centro Paroquial de Constance acolheu, na noite desta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, a gala de encerramento do Constance Telling, um projeto desenvolvido por um grupo de jovens voluntários da freguesia que recolheu informação sobre tradições, história e cultura e que culminou numa web série. 

De nome ‘Água Levada’, a série foi criada através dos testemunhos recolhidos e foi apresentado o episódio piloto. Todo o projeto contou com o envolvimento da população da freguesia de Constance.

Bruna Santos, presidente da Junta de Freguesia de Constance, afirmou que o balanço é “muito positivo, tendo em conta que foi um trabalho de mais de um ano. Tivemos até ao final de fevereiro de 2024 para submeter o relatório e fazer a apresentação da gala, do episódio e de todo o trabalho”, apontou.

constance telling 1 min

Ao longo dos meses do projeto, aos cinco voluntários iniciais, juntaram-se mais seis, culminando num grupo de trabalho “fantástico. Deu-me a sensação de que os jovens querem fazer muito pela sociedade, a nível de solidariedade e voluntário”, disse a autarca, realçando ainda o envolvimento de toda a comunidade. “Foi muito positivo”, frisou.

Bruna Santos mostrou-se ainda “muito orgulhosa porque os jovens superaram as expectativas. Os jovens só precisam de um pequeno gatilho e eu fico muito orgulhosa de ser esse gatilho”.

constance telling 3 min

Este episódio piloto é “apenas o primeiro” estando já escritos mais dois. “Vamos tentar fazer a série completa, precisamos de financiamento e vamos atrás dele”, garantiu.

Vítor Sousa, o responsável pela criação de todo o guião, afirmou que todo o grupo “está muiito feliz” pelo trabalho concretizado. “Passamos muito bons momentos, aprendemos imenso. Ver pessoas de outras áreas a trabalhar na área do cinema e a fazê-lo tão bem, foi incrível. Foi um verdadeiro desafio escrever a história, realizá-la, mas acho que foi a união que fez a força. Acho que os jovens de Constance estão de parabéns pelo trabalho que fizeram”, garantiu.

constance telling 4 min

O jovem garantiu que, agora, o objetivo é “continuar. Já estão escritos mais dois episódios, vamos tentar cativar financiamento para dar continuidade a esta história e colocar cada vez mais as histórias de Constance na tela”.

A apresentação contou com momentos musicais, protagonizados pelo jovem Diogo Freitas e também com a apresentação do making-off do projeto. O vereador da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Pedro Pinto, marcou presença no evento.

constance telling 2 min 1