clas celorico de basto
Publicidade

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Celorico de Basto reuniu esta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, e apresentou a estrutura proposta pela Comunidade Intermunicipal para o Diagnóstico Social.

A reunião do CLAS decorreu no Centro Cultural e contou com todas as entidades que fazem parte deste organismo, bem como, do vice-presidente da câmara municipal, Domingos Teixeira, que orientou a sessão.

O autarca afirmou que “esta é uma área de intervenção muito importante que visa, particularmente sanar problemas socais existentes com respostas claras e precisas dos apoios a toda a comunidade sejam crianças, idosos, deficientes ou famílias”, explicou em nota de imprensa.

clas celorico de basto 2
Foto: Município de Celorico de Basto

Durante a sessão, Helena Martinho, membro do Núcleo Executivo do CLAS, informou os elementos do CLAS que o diagnóstico social será repartido em quatro áreas, isto é, área de risco, vulnerabilidade social, área de pobreza e exclusão e área de exclusão estrutural. Desta forma, cada área terá grupos de trabalho compostos por elementos do núcleo executivo e membros do CLAS com o objetivo de “identificar e caracterizar problemas”, mas também “definir prioridades de intervenção mediante análise fundamentada das situações diagnosticadas”.

Por fim e, segundo comunicado, o município destaca igualmente “o parecer favorável do CLAS às candidaturas no âmbito do PRR, referente à requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais, concretamente a criação de vagas para resposta social creche, com o objetivo primordial de reforçar, adaptar, requalificar e inovar as respostas sociais dirigidas às crianças”.

Com o objetivo principal de “contribuir para a promoção da natalidade, do envelhecimento ativo e saudável, da inclusão e promoção da autonomia, da conciliação entre a atividade profissional e a vida pessoal e familiar e a coesão social e territorial”.