Foram entregues os prémios da final concelhia do IV Concurso de Leitura de Poesia, uma atividade da Rede de Bibliotecas de Lousada, enquadrada no Mês Municipal da Leitura.

Tânia Marcela Sousa Ferreira, da EB de Campo (Nevogilde), foi a vencedora do terceiro ano e Lana Beatriz Alves Cosme, da EBS Dr. Mário Fonseca (Nogueira), a vencedora do quarto ano. No quinto ano, foi Matilde Maria Bessa, da EBS de Lousada Oeste (Nevogilde), quem obteve melhor pontuação. O mesmo aconteceu com Luana Melo Ferreira, do sexto ano, da EBS de Lousada Oeste (Nevogilde), Cristina Maria Ribeiro Pereira, do sétimo ano, da EB 2/3 de Caíde de Rei, Diana Leal, do oitavo ano, EB 2/3 de Lousada Centro, e Adriana Sofia Moreira Marques, do nono ano, da EB 2/3 de Caíde de Rei.

No ensino secundário, venceram Matilde Neto Pereira, do 10.º ano, João Pedro M. Marques, do 11.º ano, e Lara Fabiana C. Mesquita, do 12.º ano, todos da Escola Secundária de Lousada.

No total, participaram 38 alunos, do terceiro ao 12.º ano de escolaridade, de todos os agrupamentos de escolas do concelho.

Na opinião do júri, os alunos “demonstraram grande sensibilidade, quer pela escolha dos poemas, quer pela alegria e qualidade com que fizeram as suas leituras”, refere um comunicado da autarquia.