Já são conhecidos os vencedores da segunda edição do Prémio de Inovação MarcoInvest, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses.
Na categoria Start-Up o projeto vencedor – Produção de Energia Elétrica Solar – é da autoria de Carlos Jorge (1.º Prémio – 1.500 euros). O projeto visa o desenvolvimento e implementação de soluções para a produção de energia elétrica a partir de tecnologia fotovoltaica a um custo 40 a 60% abaixo do mercado. Adicionalmente oferece a conceção-construção de unidades de produção para autoconsumo (UPAC).
Na mesma categoria, Paulo Costa recebeu uma Mençaõ Honrosa (500€), com o projeto Audissey, uma plataforma digital que oferece aos utilizadores uma experiência personalizada no mundo das rádios online, permitindo-lhes criar programas personalizados com os seus conteúdos áudio favoritos.
Na categoria Corporate o primeiro prémio foi para Construções Pardais com “Pardais Academy (2.500euros). Estratégia de promoção do setor, produtos e empresa por meio de um evento / workshop direcionado aos principais prescritores dos produtos e seus clientes, com o objetivo de fortalecer a participação nas fases iniciais dos projetos, aumentando assim a probabilidade de uso dos produtos da empresa.
Na categoria Social a vitória foi para o Serviço Móvel de Saúde + Modelo Integrado de Saúde Social no Envelhecimento da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses (500 euros). O proejto visa a realização de intervenções não-farmacológicas, incluindo programas de estimulação motora, física, cognitiva e emocional, realizadas em grupo ou individualmente, no domicílio ou em estruturas comunitárias, direcionados a pessoas com mais de 65 anos, especialmente aquelas em situação de solidão e isolamento social.
O Prémio de Inovação MarcoInvest visa reconhecer e premiar projetos inovadores com potencial impacto social e económico no território marcoense.
Nuno Pinto, vereador com o pelouro do Desenvolvimento Económico, felicitou os participantes da iniciativa que “com dedicação e criatividade voltaram a fazer desta iniciativa um sucesso. Felicito, também, todos os premiados pelos projetos vencedores que apresentaram e que comprovam, mais uma vez, o talento e espírito empreendedor que existe no concelho”, começou por referir.
Com a criação do Prémio de Inovação MarcoInvest, a autarquia pretende “estimular e reconhecer a cultura empreendedora, bem como promover a inovação no Marco de Canaveses. Após duas as duas primeiras edições da iniciativa podemos afirmar que esses objetivos foram, totalmente, alcançados”, concluiu o autarca.
A entrega dos prémios aos vencedores será feita na Gala do Empresário, que se vai realizar no dia 26 de outubro, no Sítio da Torre, na freguesia de Banho e Carvalhosa.