bairro feliz
Publicidade

Foram divulgados recentemente os projetos vencedores desta edição do Bairro Feliz, promovido pelo Pingo Doce.

Em Amarante, venceu o projeto “Idosos Ativos”, da Cercimarante: “Queremos motivar os idosos para a prática de exercício físico, ao ar livre. Para isso precisamos de dotar o nosso jardim exterior de equipamentos de ginástica. Contribua para esta causa: ‘Para envelhecer bem, exercita-te'”.

O projeto da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã venceu no Pingo Doce de Vila Meã (concelho de Amarante). A iniciativa “Com um monitor para avaliar os sinais vitais, vamos salvar mais!” pretende: “Os Bombeiros Voluntários de Vila Meã necessitam de um monitor de sinais vitais para uma ambulância. Tal terá um impacto positivo na emergência pré-hospitalar. Ajude a servir melhor a comunidade para todos sermos mais felizes!”. 

Já em Celorico de Basto, o projeto que teve mais votos foi da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Celoricenses, “Juntos conseguimos salvar vidas!”. Esta iniciativa pretende: “Os equipamentos das nossas ambulâncias são antigos. Ajude-nos a equipá-las com um monitor de avaliação de sinais vitais para conseguirmos realizar um socorro de qualidade à população. Juntos conseguimos salvar vidas!”

A “Casa Amiga Felgueiras” foi o projeto vencedor no concelho, promovido pela Casa – Centro de Apoio ao Sem Abrigo (Del. Porto): “Entregamos quinzenalmente cabazes alimentares a cerca de 50 famílias. Os cabazes são elaborados tendo em conta o tamanho do agregado de cada família. Ora, necessitamos dos materiais para o armazenamento da comida”.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada venceu o “Bairro Feliz” com o projeto “Aquisição de fardamento NOMEX”: “A aquisição de equipamentos de proteção individual irá dotar os bombeiros de uma maior proteção e segurança no combate aos incêndios. Ajudem-nos, para podermos ajudar! Esta é uma causa de todos, para todos”.

Em Marco de Canaveses, foi o projeto da Animarco que venceu: “A Animarco recolhe, alimenta e promove a adoção de cerca de 1000 animais por ano. Temos no abrigo animais que precisam de cuidados diários. Queremos ajuda para alimentá-los. Toda a ajuda é preciosa. Ajude a ajudar”.

O projeto da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira “+ Qualidade + Conforto” foi o vencedor no Pingo Doce de Paços de Ferreira: “Queremos proporcionar o melhor conforto possível aos nossos utentes, com equipamentos adaptados. Ajude-nos a adquirir uma cama articulada – para idosos em situação de dependência. ‘Com os nossos passos reabilitamos sorrisos!'”.

No Pingo Doce de Freamunde (concelho de Paços de Ferreira), foi vencedor o projeto “Brincar a aprender, Aprender a brincar…”, do Centro Infanto-Juvenil António Freire Gomes, Associação de Socorros Mútuos Freamundense: “Pretendemos a remodelação do equipamento do jardim de infância – os materiais existentes estão antigos e encontram-se a precisar de renovação. Brincar a aprender e aprender a brincar… Vamos dar felicidade às crianças”.

“Box Mais Solidária” foi o projeto vencedor em Gandra (no concelho de Paredes): “Pretendemos adquirir duas boxes metálicas para recolher plástico. Queremos incentivar a população a separar o lixo e conseguir ajudas técnicas, como camas articuladas, cadeiras de rodas ou muletas, para prestar apoio à população”.

Também em Paredes, mas na freguesia de Lordelo, venceu “Ao agir Salvamos Vidas”, da Associação Um Novo Cântico: “Acolhe pessoas em situação de emergência social com saúde fragilizada. É crucial estarmos equipados para agir no momento certo. Um desfibrilador vamos usar, para vidas salvar!”.

Em Guilhufe (Penafiel), venceu o projeto da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Penafiel “Choque para a Vida”: “DAE – um choque para a vida. Com um desfibrilhador a colocar numa ambulância de socorro, iremos aumentar a probabilidade de sobrevivência em caso de paragem cardiorrespiratória das vítimas. Ajude-nos ajudar!”.

Em Resende, venceu o projeto “Continuar a proteger os nossos Bombeiros”, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende: “Pretendemos adquirir equipamento de proteção individual para o combate a incêndios. Queremos proteger os Bombeiros que se dedicam à causa, com a nobre missão de socorrer o próximo e colocando muitas vezes a própria vida em risco”.

O programa Bairro Feliz pressupõe que cada loja Pingo Doce apoie com até mil euros uma causa escolhida pela comunidade local, que pode ser inscrita por qualquer entidade ou grupo de vizinhos.