Existem alguns alimentos que contribuem, em especial, para manter os dentes saudáveis. A flor de sal, por exemplo, é uma fonte natural de flúor, cálcio, magnésio, entre outros minerais, mas a lista de ingredientes que deve incluir na sua dieta é vasta.
No que toca a alimentos com cálcio poderá introduzir lacticínios (leite, iogurte, queijo), sardinhas ou leguminosas, tais como feijão, grão de bico, ou mesmo o tofu, rico em proteína. O cálcio é um mineral que mantém os dentes, bem como os ossos mais fortes, ao mesmo que contribui para a remineralização dos dentes e para tornar a boca menos ácida.
Os alimentos ricos em vitamina D ajudam à fixação do cálcio e portanto são bons aliados dos produtos anteriores. Esta vitamina para além de estar presente no sol pode ser ainda encontrada no atum, salmão, ovos, cogumelos ou sardinhas enlatadas.
Fibras também são essenciais para manter a saúde oral já que ajudam na limpeza dos dentes e gengivas. Neste caso, poderá consumir frutos como pera, maçã, banana ou abacate, frutos secos e ainda legumes tais como couve, brócolos, espinafres.
Por último, na dieta deverá ainda incluir alimentos ricos em vitamina C como laranja, limão, kiwi, morangos, entre outros e, ainda, ricos em fósforo como sementes, amêndoas, salmão e sardinhas.
Além dos alimentos, não se esqueça de consumir pelo menos 1,5 litros de água por dia para manter o bom funcionamento do organismo, ao mesmo tempo que ajuda a eliminar restos de alimentos, a água previne o mau hálito e estimula a produção de saliva.