Uma bebida que está presente no quotidiano da maioria dos portugueses, o café tem propriedades muito específicas que permitem gerar diversos benefícios. Além da grande quantidade de antioxidantes, possui outros nutrientes estimulantes, entre eles a cafeína.
Conheça 10 benefícios deste ingrediente:
Combate o cansaço: diminui a fadiga e melhora a resistência e a coordenação motora. Para além disso, contribui para níveis de concentração mais elevados.
Previne a depressão: O café interfere de forma positiva no humor. Também está ligado a hábitos sociais de convívio.
Previne o cancro: Alguns estudos defendem que o café, pelas suas propriedades, atua na prevenção de alguns tipos de cancro, nomeadamente os do cólon, fígado, mama, ovários, pele, próstata, pulmão, útero e reto.
Previne dores de cabeça: A cafeína não apenas previne, como atenua as dores de cabeça.
Propicia o emagrecimento: O estímulo que a cafeína produz no metabolismo implica um maior gasto de calorias, permitindo que se queime mais gordura.
Reduz o colesterol: Além de possibilitar uma redução do colesterol total, o café também permite um aumento do bom colesterol (HDL) e, ainda, da adiponectina, que é um elemento anti-inflamatório, produzido pelo nosso organismo.
Protege o coração: Ao permitir um aumento do colesterol bom (HDL), o café protege o coração, pois o HDL é considerado cardioprotetor. Ele também reduz o colesterol mau, o LDL.
Previne doenças: Devido a diferentes propriedades presentes no café, esta bebida permite atuar no sentido de evitar doenças como: Alzheimer, diabetes, Parkinson, cancro, cirrose.
Ajuda na digestão: O café estimula a secreção ácida do estômago e produz a contração peristáltica, permitindo que funcione como um laxante natural.
Ajuda na estética: É também um auxiliar da beleza, ajudando na batalha contra a celulite. Há cremes com cafeína, pois ela estimula a circulação e permite libertar a retenção de água armazenada.