Realiza-se no dia  9 de julho o XV Capítulo de entronização  de novos confrades da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno, que pretende juntar 60 confrarias a nível nacional, em Marco de Canaveses.

O evento terá  início pelas 09h30 com a receção aos confrades na sede da confraria, seguindo-se a receção aos confrades no quartel do Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, pelas 10h00, onde será servido um pequeno almoço regional.

A cerimónia do XV Capítulo começa às 11h00 e, de acordo com Luís Brás, confrade da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno, vão “entronizar dois confrades de honra, nove confrades pastores e cinco confrades efetivos”.

O evento visa “promover e divulgar este prato típico regional de Marco de Canaveses e Baião. Queremos manter a promoção que temos feito ao longo destes destes 17 anos de existência”, acrescentou.

Luis Brás aproveitou ainda para partilhar o orgulho que sente “em voltar com as tradições. Queríamos muito voltar a ter o festival do Anho Assado em Marco de Canaveses”, e para garantir que vão “continuar a promoção junto das escolas de hotelaria, das escolas básicas, junto das confrarias”, concluiu.