festival raizes 4
Publicidade

A Confraria do Anho Assado com Arroz do Forno vai, mais uma vez, marcar presença no Festival Raízes. Um evento que, segundo o chanceler Luís Brás, promove “o bem fazer e o bem degustar, a gastronomia do Anho Assado com Arroz de Forno, que é, sem dúvida, uma referência regional e nacional”.

As expectativas estão “altas” e o objetivo passa por chamar ao Marco de Canaveses e a este festival “as mais diversificadas pessoas, para degustarem este prato tradicional, feito em fornos a lenha e, ao mesmo tempo, dar um apontamento de modernidade e inovação, não esquecendo as tradições”. A confraria pretende “superar as visitas e as refeições servidas no ano passado, fazendo com que este festival comece a ser uma referência gastronómica a nível local, regional e nacional”.

1 4 platano 1

Este é, para Luís Brás, um “dos momentos mais importantes, anualmente, para a promoção e divulgação do Anho Assado com Arroz de Forno, um festival em que a base são as tradições e, sem dúvida, que o anho assado é um dos pilares da nossa gastronomia e assim continuamos a afirmar este prato como indispensável na nossa região, como um elo de transmissão de tradições entre gerações”. De acordo com o chanceler, o Festival Raízes permite “elevar o nome do prato ao mais alto nível, com a envolvência de todas as atividades que estão no programa. As parcerias feitas fazem com que, cada vez mais, a gastronomia local se eleve ao mais alto nível”.

O evento contará com showcookings em volta do anho e dos produtos locais, com a presença do chefe Hugo Alves (chefe cozinheiro do ano e, atualmente, chefe Guia Michelin Bid Gourmand), do chefe António Queirós Pinto e do chefe Pedro Machado. No sábado, dia 25 de maio, haverá o II Encontro de Confrarias da região do Tâmega e Sousa, um “momento de partilha de opiniões e diálogo entre as confrarias que promovem pratos típicos da região. No que diz respeito às crianças, teremos um evento preparado pelas elas com uma atividade sustentável em torno do Anho Assado com Arroz de Forno, e as crianças irão ser mini chefes de cozinha por um dia, preparar e confecionar o seu próprio Anho Assado com Arroz de Forno. Motivar as crianças para a gastronomia, para os saberes e sabores, para as tradições, é o principal objetivo”.

1 4 sopotin 1

Luís Brás, em jeito de conclusão, convida “a população a visitar o Festival Raízes e a degustar o Anho Assado com Arroz de Forno, o prato icónico da região, com o saber fazer, os sabores e as tradições”.