Conduzir com temperaturas altas pode ser um grande sacrifício e, por isso, é comum recorrer ao ar condicionado. Mas será que este equipamento gasta mais combustível?
Quando um ar condicionado de um automóvel encontra-se ligado, existe ativação de um compressor que exige uma energia adicional ao motor. Para que o ar condicionado desempenha a sua função de forma correta é impossível invitar uma gasto extra de combustível. Já no caso de automóveis com menos potência pode ser sentida uma ligeira perda de potência do motor.
Mas será que desligar o ar condicionado e abrir as janelas é uma solução eficaz? Não é bem assim, porque conduzir com as janelas abertas tem também impacto no gasto de combustível. No entanto, em condições normais viajar com ar condicionado ligado acaba por ser mais dispendioso do que com as janelas abertas.
Mesmo assim o ar condicionado pode ser uma opção com vantagens porque "garante maior qualidade do ar interior, evitando a entrada de impurezas, permite o controlo da temperatura no interior do habitáculo, permite obter condições propícias a uma condução mais concentrada e segura, evitando sonolência e fadiga e reduz a probabilidade de odores desagradáveis", segundo o Automóvel Club de Portugal (ACP).