logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Concurso pecuário de gado bovino de raça arouquesa regressa a Baião

Redação

Dois anos depois o Concurso Pecuário de Gado Bovino de Raça Arouquesa regressa a Baião, no próximo sábado, dia 23 de julho, no Centro Cívico de Valadares.

A programação tem início às 08h00, com a chegada dos produtores e do gado de raça arouquesa de vários concelhos, de forma a preparar os animais para a "exposição". Por volta das 10h00 os animais começam a ser chamados por classes para o concurso, o ponto alto é a atribuição dos prémios e o desfile do gado premiado.

O presidente da junta de freguesia, António Carneiro, destaca as novidades em relação às edições anteriores: "houve um esforço da organização, da junta de freguesia em aumentar o valor dos prémios e a atribuição de um valor simbólico de 100 euros aos produtores daquela raça autóctone na freguesia".

Às 13h00 acontece o almoço com o tradicional arroz de aba à moda de Valadares e as presenças devem ser confirmadas até ao dia 20 de julho.

Os animais devem ter "as análises em dia, estarem devidamente cadastrados nas associações e terem uma guia emitida com um código de autorização da realização do evento e da deslocação dos animais", acrescenta o autarca local.

O concurso prevê reunir entre 70 a 80 animais e cada produtor pode trazer entre oito a doze animais.

Organizado pela Junta de Freguesia de Valadares, o IX Concurso tem início às 09h00 para o público em geral.

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.