A Rota do Românico premiou 12 trabalhos na terceira edição do concurso escolar Tradições Populares. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na sexta-feira, dia 3 de junho, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.

O júri do evento, constituído pela ilustradora Abigail Ascenso, pelo escritor Miguel Gomes e pelo fotógrafo Luís Barbosa, selecionaram como vencedores a turma A do terceiro ano do Centro Escolar de Bitarães, em Paredes, na categoria de Ilustração. Em segundo lugar, ficou a turma A do primeiro e segundo anos da Escola Básica do Adro, de Real, Castelo de Paiva, e da turma A do segundo ano da Escola Básica do Torno, Lousada. A turma R10 do terceiro ano do Centro Escolar de Resende conquistou uma menção honrosa.

Foto: Rota do Românico

Na categoria Criação Literária, o vencedor foi a turma A do sétimo ano da Escola Básica  Lousada Centro. Os lugares seguintes foram ocupadas pela turma E do quinto ano da Escola Básica 2,3 de Paços de Ferreira e pela turma A do quinto ano do Colégio Nova Encosta, Paços de Ferreira. Foi atribuída ainda uma menção honrosa à turma C do sexto ano da Escola Básica 2,3 de Penafiel Sudeste, de Cabeça Santa.

A turma CP do 11.º ano da Escola Básica e Secundária de Airães, em Felgueiras, recebeu o primeiro prémio na categoria de Fotografia. Os lugares seguintes foram ocupados pela turma 4C do 12.º ano do Colégio de São Gonçalo, Amarante, e pela turma H do 10.º ano da Escola Secundária de Lousada. O 4C do 11.º ano do Colégio de São Gonçalo viu o seu trabalho reconhecido com uma menção honrosa.

Foto: Rota do Românico

O concurso escolar recebeu 57 trabalhos, nas categorias de Ilustração, Criação Literária e Fotografia, nas quais participaram 1.036 alunos, 40 docentes e 23 estabelecimentos de ensino, informa um comunicado da Rota do Românico.

O concurso reuniu 12 municípios do Sousa, Douro e Tâmega abrangidos pela Rota do Românico.

Texto redigido com o apoio de Sara Ribeiro, aluna estagiária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.