A segunda edição do concurso de fotografia de natureza “Rewilding Photo Contest” regressa “com muitas novidades e novos prémios”, informa a Rewilding Portugal, que este ano conta com a parceria do município do Sabugal. 

Em nota enviada ao Jornal A VERDADE, a Rewilding Portugal revela que a edição deste ano conta com “uma nova categoria, novos prémios monetários e muitas novidades” que assinalam o concurso de fotografia de natureza.

O concurso está dividido em quatro categorias diferentes: fauna; flora e fungos; paisagens com habitats naturais; e Grande Vale do Côa (“nesta categoria poderão concorrer fotografias sobre qualquer temática de natureza, desde que tenham sido tiradas na região”). 

“Em todas as categorias, só serão admitidos trabalhos que versem sobre fauna e flora selvagens”, informa a Rewilding Portugal, acrescentando que “cada participante pode concorrer em mais do que uma categoria, mas apenas com uma fotografia em cada, e apenas será premiado numa das categorias em questão”. No entanto, “caso pretenda concorrer em mais do que uma categoria, deve selecionar as várias categorias que deseja e submeter todas as fotografias, identificando devidamente à qual pertence cada uma das fotografia”.

O júri do concurso é composto por um elemento da Rewilding Portugal, um elemento do município do Sabugal, um elemento da Comunidade Cultura e Arte e ainda João Cosme, fotógrafo de natureza.

O anúncio dos trabalhos premiados decorrerá no dia 22 de junho, através dos canais de comunicação oficiais das entidades promotoras, sendo que a entrega dos prémios acontecerá no dia 1 de outubro, em Vilar Maior, no concelho do Sabugal, incluindo uma visita guiada à área rewilding do Vale Carapito, almoço e lanche ajantarado.

As novidades estendem-se aos prémios, uma vez que existirão três por categoria. Em cada uma das quatro categorias existirão os seguintes prémios: 1º lugar – 250 euros + uma garrafa de Altano Rewilding + uma revista da Rewilding Portugal; 2º lugar – 150 euros + uma garrafa de Altano Rewilding + uma revista da Rewilding Portugal; 3º lugar – 75 euros + uma garrafa de Altano Rewilding + uma revista da Rewilding Portugal. 

Todos os vencedores receberão ainda um certificado de premiação do concurso, incluindo as menções honrosas se existirem. As inscrições estão abertas até ao dia 20 de maio e pode inscrever-se através do formulário https://forms.gle/F4DgAaNorFknUq1y8

O concurso “Rewilding Photo Contest”, tem como principal objetivo “promover o património natural português e a sua respetiva valorização e proteção, através da fotografia de natureza como meio de dar a conhecer à comunidade os magníficos ecossistemas e respetivas espécies de fauna e flora selvagem que temos no nosso país”, sublinha a organização.

A associação Rewilding Portugal trabalha em prol da promoção da conservação da natureza, em especial nas áreas da serra da Freita, serra da Arada e da serra de Montemuro, que abrange os concelhos de Cinfães e Resende.