Segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), todas as regiões de Portugal Continental vão continuar até quinta-feira, dia 9 de junho, da próxima semana, com concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera.
O boletim polínico divulgado pela SPAIC, prevê concentrações “muito elevadas” de pólen na atmosfera em todas as regiões do continente, “com a previsão de uma melhoria das condições atmosféricas”.
“No ar estão presentes, em níveis muito importantes, grãos de pólen com elevada capacidade alergénica, como os provenientes das ervas gramíneas, parietária, tanchagem e da árvore oliveira”, refere a SPAIC.
No Porto (região de Entre Douro e Minho), destacam-se os pólenes provenientes das árvores carvalhos e oliveira, das ervas gramíneas, e parietária.
Segundo a SPAIC, devem evitar-se as atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas. “Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias”, acrescenta.
A SPAIC considera ainda que a medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia, aconselha a consulta de um médico especialista de imunoalergologia para o diagnóstico correto e prescrição da medicação mais adequada e alerta que a prevenção “poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas”.