Fotografia: Visit Porto
No domingo 1 de setembro, Dia Europeu da Cultura Judaica são esperados “milhares de visitantes” na Sinagoga Kadoorie, no Museu do Holocausto, no Museu Judaico e no cinema, que exibirá diversos filmes de história produzidos pela Comunidade Judaica do Porto.
No Porto, de forma a assinalar a data, os visitantes contam com uma programação especial que envolve as principais instituições judaicas da cidade que incluem restaurantes kosher, a galeria de pintura e muito mais.
A iniciativa da Comunidade Judaica do Porto, organizada em estreita cooperação com a European Jewish Association, espera receber cerca de 10 mil participantes. “O evento que fazemos aqui é o mais completo da Europa”, diz Vivian Groisman da comunidade judaica local.
Em comunicado, Vivian Groisman refere que “os visitantes podem ver a maior sinagoga do país, o único museu do holocausto da Península Ibérica, bem como um museu judaico moderno, uma galeria de pintura com a história dos judeus portugueses e ainda artes tão distintas como a música, a literatura, a gastronomia e o cinema judaico. Para o público, esta é uma oportunidade rara para conhecer as principais instituições judaicas da cidade que durante o ano só recebem alunos de escolas, professores e elementos da comunidade judaica”.
O Dia Europeu da Cultura Judaica é celebrado nas principais cidades europeias, através de inúmeras atividades coordenadas pela Associação Europeia para a Preservação e Promoção da Cultura Judaica e do Património, pela B’nai B’rith Europa e pela Biblioteca Nacional de Israel.
A entrada é livre.
Programação (10h00-17h30):
SINAGOGA KADOORIE – Entrada livre, gratuita.
- Exposição de Pintura. 15 grandes quadros, uma coleção produzida sob a coordenação da pintora da Comunidade Judaica do Porto Flor Mizrahi. Todo o dia.
- Coro litúrgico Mekor Haim, liderado pelos membros da comunidade Yonah Yaphe e Luciano Moura. Sessão: 12h00.
MUSEU JUDAICO – Entrada livre, gratuita.
- Mostra a história dos judeus em Portugal. Convívio com a neta do capitão Barros Basto, conhecido como o “Dreyfus português”, que foi o fundador da moderna comunidade judaica do Porto em 1923.
MUSEU DO HOLOCAUSTO – Entrada livre, gratuito.
- Mostra o que foi a tragédia e destaca a chegada e permanência dos refugiados no Porto. Convívio com o diretor do museu, Michael Rothwell, neto de judeus assassinados naquele campo da morte, e Josef Lassmann, cuja mãe esteve no “Bloco 10”, às mãos do Dr. Menguele. Palestra do historiador César Santos Silva, às 15h00.
CINEMA – Entrada livre. Gratuito
- Cinema do Museu Judaico: Filme “1506 – O Genocídio de Lisboa” (15 min), sessões entre as 10h00 e as 11h30; Filme “Sefarad” (90 min), sessão às 11h30; “O Kadish da Freira” (7 Min), sessão às 14h30, seguida de palestra do Padre Jardim Moreira;
- Cinema do Museu do Holocausto: Excerto do Filme “A Luz de Judá” (6 min), sessões todo o dia.
RESTAURANTES KOSHER
- Restaurante Ibéria – Entrada condicionada ao consumo. Horário: 12h00-16h00.
- Hotel da música – Entrada condicionada ao consumo. Horário: 12h00-16h00.