A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai estar presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL),a partir desta quarta-feira, dia 16 de março, e até domingo, dia 20, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

A programação da CIM do Tâmega e Sousa foi desenhada em estreita articulação com os 11 municípios que a constituem – Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende – e vai colocar a tónica no turismo de natureza e no turismo cultural e paisagístico, associando-lhes o calendário de eventos e festividades regionais.

A participação da CIM, pela sexta vez, vai constituir, “uma vez mais, uma oportunidade para promover o potencial e a oferta turística do destino Douro, Tâmega e Sousa junto de operadores e profissionais do mercado, bem como de turistas e visitantes”, refere um comunicado desta entidade.

À semelhança dos anos anteriores, vai ser articulada com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em cujo espaço expositivo, localizado no Pavilhão 1 (stand 1C03), principal entrada da feira, se integra o stand da CIM do Tâmega e Sousa.

Esta é “a mais importante feira nacional do setor turístico, que junta num só espaço mais de 1.400 expositores, e que não se realizou em 2020 e 2021 devido à pandemia”. Promovida pela Fundação AIP, a 32.ª edição da BTL pretende “reforçar o seu estatuto de maior evento de turismo em Portugal, contribuindo de forma decisiva para retoma deste importante setor da economia nacional”.

Nesta edição, a BTL irá apresentar inúmeras novidades e novos setores, como a inovação, cultura, enoturismo e turismo de natureza, bem como um programa de buyers internacionais, procurando oferecer um espaço único de mostra, negócio e network onde, durante cinco dias, profissionais e público têm a oportunidade de conhecer tendências, serviços e produtos nacionais e internacionais no setor do turismo.

A participação da CIM do Tâmega e Sousa na BTL 2022 insere-se na Operação “PROVERE – Valorização, dinamização e promoção turística da região: Ação 1 – Destino Turístico”, promovida pela CIM do Tâmega e Sousa e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Foto: CIM do Tâmega e Sousa