imagem1
Publicidade

Aventurar-se pelo mundo dos créditos, empréstimos e financiamentos tem muito que se lhe diga, especialmente quando existem tantos tipos disponíveis a escolher mediante cada situação concreta.

De modo a tomar uma decisão informada no que concerne a escolha do crédito mais indicado para as suas necessidades, é importante que compreenda as principais diferenças entre os vários tipos de crédito existentes.

Ao longo deste artigo, fornecer-lhe-emos uma visão geral dos tipos de crédito mais comuns, incluindo crédito pessoal, crédito automóvel, crédito para obras/renovações, crédito para mobiliário e decoração, crédito para eletrodomésticos, crédito para férias e, ainda, a possibilidade de consolidar todos num só, de forma a poder tomar uma decisão informada sobre aquele que mais se adequa às suas necessidades.

1.      Crédito Pessoal

Um crédito pessoal é um empréstimo que não requer qualquer género de garantias.

Este tipo de crédito pode ser utilizado para uma miríade de propósitos como, por exemplo, financiar um casamento, fazer renovações numa habitação ou até ir merecidamente de férias para onde bem entender.

Habitualmente, as taxas de juro para um financiamento destes são fixas e o período de reembolso é pré-determinado, o que pode estender-se de alguns meses a vários anos.

·      Benefícios de um Crédito Pessoal

  • Não requer garantias;
  • O seu âmbito de utilização é flexível;
  • As taxas de juro são fixas;
  • O período de reembolso é previamente definido.

2.      Crédito Automóvel

Um crédito automóvel é especificamente concebido para a aquisição de veículos novos, seminovos ou usados.

Ao contrário do crédito pessoal, este tipo de financiamento já compreende garantias, assumindo o próprio veículo esse papel, podendo ser registado em seu nome, embora com o averbamento de reserva de propriedade em nome do credor.

As taxas de juro aplicáveis são normalmente mais baixas comparativamente às dos créditos pessoais, uma vez que a entidade credora dispõe de maior segurança para ver o contrato cumprido na totalidade; contudo, este critério em particular depende do montante solicitado, assim como do prazo acordado para o respetivo reembolso.

·      Benefícios de um Crédito Automóvel

  • As taxas de juro são habitualmente inferiores às de um crédito pessoal;
  • O próprio veículo serve de garantia;
  • Pode ser utilizado na aquisição de carros novos, seminovos ou usados.

3.      Crédito para Reparações/Renovações

Um crédito para obras, como é mais conhecido, tem por objetivo financiar projetos de renovação, melhoria, ou até mesmo extensão da sua habitação.

Dependendo da entidade credora que lhe conceder o empréstimo e do respetivo montante, poderão ou não existir garantias associadas, sendo que a sua propriedade poderá vir a desempenhar esse papel, pelo que deve ter a certeza absoluta de que reúne todas as condições para contrair uma dívida deste género.

As taxas de juro aplicáveis são habitualmente inferiores às de um crédito pessoal, o que constitui uma opção bastante atrativa para proprietários dispostos a investir em remodelações substanciais do ou pequenas reparações ao seu lar.

·      Benefícios de um Crédito para Reparações/Renovações

  • Pode ou não compreender garantias;
  • As taxas de juro são habitualmente inferiores às de um crédito pessoal;
  • É deliberadamente concebido para projetos de reparação, renovação ou extensão de uma habitação.

4.      Crédito para Mobiliário e Decoração

Um crédito para mobiliário e decoração é precisa e especificamente concebido para financiar quaisquer projetos de decoração que deseje implementar na sua habitação, incluindo a aquisição de mobiliário novo e outros acessórios para o lar.

Relativamente às taxas de juro, podemos afirmar que são relativamente competitivas, sendo os termos e condições aplicáveis bastante flexíveis.

·      Benefícios de um Crédito para Mobiliário e Decoração

  • O seu âmbito de utilização recai sobre a aquisição de mobiliário e projetos de decoração;
  • As taxas de juro são competitivas;
  • Os termos e condições do reembolso são flexíveis.

5.      Crédito para Aquisição de Eletrodomésticos

Sem grandes surpresas, um crédito para eletrodomésticos destina-se a financiar os aparelhos eletrónicos de que necessita para o seu quotidiano como, por exemplo, máquinas de lavar e secar a roupa, máquinas de lavar a loiça, frigoríficos/combinados ou fogões/fornos.

Trata-se de uma forma conveniente de adquirir o que mais lhe faz falta em casa sem ter de cobrir a despesa de uma vez só.

·      Benefícios de um Crédito para Eletrodomésticos

  • Tem por objetivo cobrir as despesas de aquisição destes produtos;
  • As taxas de juro poderão ser consideravelmente atrativas;
  • Os termos e condições do reembolso poderão ser flexíveis;
  • Permite-lhe adquirir uma vasta gama de aparelhos com uma única ida às compras.

6.      Crédito para Férias

Se tem por objetivo partir rumo a um destino paradisíaco para gozar o seu merecido descanso ou se deseja visitar uma atração turística com que sonha há muito, mas ainda não teve oportunidade de fazê-lo por motivos financeiros, então a resposta está num crédito para férias.

O destino é uma escolha inteiramente sua – é de notar apenas que aquilo que em tempos foi um sonho facilmente passa a ser realidade, sem preocupações à mistura.

·      Benefícios de um Crédito para Férias

  • É especificamente concebido para concretizar as suas férias de sonho;
  • As taxas de juro aplicáveis são competitivas;
  • Os termos e condições do reembolso são flexíveis.

7.      Crédito Consolidado

A consolidação de créditos consiste numa modalidade financeira que assiste pessoas que estejam a pagar múltiplos empréstimos em simultâneo ou que tenham contraído várias dívidas de uma só vez a fazerem a gestão dos mesmos como um só, algo que permite a aplicação de uma taxa de juros mais baixa, embora o período destinado ao reembolso seja inversamente mais longo.

Este tipo de crédito pode ser benéfico no sentido em que as suas prestações mensais são simplificadas e as taxas de juros e de esforço reduzem-se, tal como o seu risco de crédito.

·      Benefícios de um Crédito Consolidado

  • Simplifica a gestão das suas dívidas, canalizando-as numa só;
  • A taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) pode vir a reduzir-se drasticamente;
  • Poderá obter maior margem de manobra financeira através de um mapa de responsabilidades de crédito com menores constrangimentos registados junto do Banco de Portugal.

Em Resumo

Compreender os múltiplos tipos de crédito existentes é fundamental para que tome a decisão financeira mais adequada aos seus requisitos.

Recapitulando, os créditos pessoais são mais versáteis e não requerem garantias, tornando-os aptos para o cumprimento dos mais diversos objetivos.

Os créditos automóvel dispõem de taxas de juro mais baixas e destinam-se especificamente à aquisição de veículos novos, seminovos ou usados.

Os créditos para obras, mobiliário e decoração e aquisição de eletrodomésticos são pensados para aplicação em despesas do lar, independentemente das dimensões dos seus projetos.

Os créditos para férias têm por objetivo pagar as suas deslocações de sonho para que nem tudo sejam preocupações e stress.

Por último, a modalidade de crédito consolidado facilita-lhe a vida e a gestão de múltiplas dívidas contraídas em simultâneo, canalizando-as num só empréstimo com taxas de juro mais reduzidas.

Tenha em consideração o propósito do crédito, as taxas aplicáveis (de juros e não só), os termos e condições do reembolso e a necessidade (ou não) de dar garantias.

Efetue a sua pesquisa atendendo aos seus objetivos de vida, pessoais e familiares e opte pelo crédito que fizer mais sentido consoante as circunstâncias em que se encontrar no momento.