Cache é um termo com o qual nos deparamos muitas vezes quando trabalhamos com um computador.

Mas o que é a cache? Devemos fazer alguma coisa relativamente a ela? Ajuda ou causa problemas? E como limpar o cache no Mac para libertar espaço em disco?

O que é a cache?

Simplificando, uma cache é um lugar onde os ficheiros são temporariamente armazenados de modo a permitirem um posterior acesso mais rápido aos mesmos.

Num computador, a informação pode ser armazenada a diferentes níveis: o processador (CPU), por exemplo, tem caches para armazenar informação que é repetidamente usada; um website, ao ser visitado, pode armazenar os resultados de operações em bases de dados; o seu próprio browser (Safari ou Google Chrome, por exemplo) pode armazenar páginas web e imagens.

A cache causa problemas?

É frequente ouvirmos falar da cache num contexto negativo, pois, por norma, quando se fala em tornar um Mac mais rápido, sugere-se muitas vezes a limpeza regular da cache.

No entanto, o conselho de esvaziar regularmente as caches para melhorar o desempenho do Mac, está, em muitos casos, errado. Isto porque, é essa mesma cache que permite, por exemplo, que uma página da internet a que acede frequentemente, seja carregada mais rapidamente, uma vez que o browser já armazenou o conteúdo dessa página (ou parte dele) no seu disco.

Como uma ligação à Internet será sempre mais lenta do que carregar os ficheiros diretamente do seu próprio computador, não é, portanto, conveniente esvaziar a cache assim sem mais nem menos.

Quando devemos limpar a cache do Mac?

Existem algumas situações em que é recomendada a limpeza da cache do Mac. Por exemplo, no caso dos ficheiros da cache estarem corrompidos e a causarem problemas nas apps que os armazenam, por questões de privacidade, para libertar espaço em disco, etc.

Como limpar a cache do Mac?

São 3 os tipos de cache mais usuais:

  • Cache do sistema
  • Cache do utilizador
  • Cache do browser

A cache de sistema contém ficheiros criados pelo próprio macOS e que podem ser críticos para o normal funcionamento do sistema. Por esse motivo, e até porque nem sequer ocupa assim tanto espaço, não é aconselhável limpar essa cache.

No entanto, se souber o que está a fazer, proceda da seguinte forma para limpar a cache de sistema (recomenda-se que faça uma cópia de segurança do Mac antes de prosseguir):

  1. Abra o Finder e digite “~/Library/Caches” no menu “Ir”;
  2. Selecione as pastas que quer apagar e mova-as para o lixo.

A cache do utilizador armazena ficheiros criados pelas apps (como o Spotify, por exemplo) com o objetivo de tornar a execução das mesmas mais rápida. Para a eliminar, proceda da mesma forma indicada para a cache de sistema, entre na pasta da app e elimine o seu conteúdo.

A cache do browser inclui ficheiros armazenados pelo navegador, tais como imagens e documentos, para permitir um acesso mais rápido às páginas web.

Para limpar a cache do Safari, por exemplo, proceda desta forma:

  1. Abra o Safari;
  2. No menu Safari clique em Preferências;
  3. Vá para o guia avançado e selecione a opção “Mostrar menu Desenvolvedor na barra de menus”;
  4. Clique em Desenvolver no menu;
  5. Clique em Esvaziar caches.

Se não se sente confiante para executar estas ações de limpeza de cache, talvez seja preferível recorrer a apps de terceiros, que além de efetuarem essa tarefa com maior segurança, ainda permitem libertar mais espaço em disco.