endometriose utero periodo menstruacao mulherFoto: DR
Publicidade

Praticamente todas as mulheres passam por dores menstruais, mais ou menos intensas, durante a idade fértil o que, por vezes, pode dificultar a rotina das mulheres, e levar a faltas laborais ou escolares.

No fundo, as dores menstruais consistem em dores pélvicas que atingem a região abdominal inferior e podem surgir de forma cíclica ou recorrente.

Segundo diversos estudos, foi possível concluir que os sintomas têm maior prevalência em mulheres jovens e mulheres com ciclos irregulares. O tabaco e consumo de álcool são outros dois fatores que podem intensificar as dores menstruais, bem como o stress e a ansiedade. 

Já no que toca a métodos contracetivos, é comum que mulheres que utilizam o DIU (dispositivo intrauterino) possam sentir mais dor menstrual. 

Mas afinal que métodos podem ser utilizados para diminuir as dores menstruais. Um dos métodos mais eficazes é o exercício físico. Apesar de poder parecer numa primeira instância em algo desconfortável, a atividade física aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos. Além disso, se o treino for contínuo irá trazer resultados ao longo do tempo já que ocorre libertação de endorfinas, melhorando o fluxo sanguíneo pélvico que age como analgésico específico.

Se estiver em contexto de caso ou caso o seu trabalho o permita poderá colocar uma bolsa de água quente. Quando regressar ao fim do dia não se esqueça de tomar um banho morno e realizar uma massagem.

Em relação à alimentação é possível adotar também alguns cuidados, tais como diminuir o sal e açúcar refinado sete a dez dias antes da menstruação para diminuir a retenção de líquidos. 

Caso tenha dores menstruais e queira utilizar um método contraceptivo, o oral poderá ser o ideal para si já que os ACO (anticonceptivo oral) inibem a ovulação, ocorre diminuição de prostaglandinas no útero, redução do fluxo menstrual e alívio da dor.