O Natal é uma das festividades mais aguardadas durante o ano e, embora seja um momento de partilha e troca de prendas, podem implicar alguns gastos significativos no orçamento da família.
No entanto, existem alguns métodos que o poderão ajudar a poupar e a planear os gastos neste Natal. Assim, pode começar por escrever aquilo que necessita de comprar e estabelecer um orçamento.
À medida que for comprando algo relacionado com o Natal anote o quê e os valores. Desta forma terá uma maior noção quando estará mais perto do seu limite.
Compre alguns produtos com antecedência, pode aproveitar descontos e evitar o aumento dos preços no mês de dezembro.
Tenha em atenção às compras de última hora. Por impulso pode acabar por comprar itens que não têm grande utilidade ou que não são necessários na mesa de jantar ou debaixo do pinheiro.
Compare os preços e escolha as lojas mais adequadas ao seu orçamento. Se tiver a oportunidade, visite vários supermercados e aproveite os melhores preços em cada um.
Tente realizar as compras em um ou dois dias ou aproveite uma consulta, por exemplo, para fazer as compras natalícias. Dessa forma irá evitar gastar demasiado em combustível ou parques de estacionamento.
Partilhe as despesas. Se cada um dos familiares contribuir com ingredientes ou com alguma iguaria a despesa será menor para cada família.
Aproveite saldos e promoções Seja nos saldos de verão ou na Black Friday antecipe-se e compre algumas prendas intemporais.
Presentes em conjunto. Pode optar por dar uma prenda aos seus pais em conjunto com os irmãos ou dar uma só prenda a algum casal.
Se tiver jeito para trabalhos manuais, costura ou gastronomia pode fazer o seu próprio presente. Para além de ser algo original, também irá poupar nos custos.
Reutilize papel de embrulho, sacos e laços dos anos anteriores. Quando abrir prendas tenha em atenção para não danificar os embrulhos.
Aproveite as decorações dos anos passados e compre apenas o que for estritamente necessário. No que toca às luzes de Natal opte pelo sistema LED e por velas decorativas.