logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Comissão de Festas de Vila Boa do Bispo reavivou a tradição do cantar das janeiras

Redação

O cantar das janeiras é uma tradição portuguesa que nesta altura do ano animas as ruas de muitas localidades e freguesias de Portugal e Vila Boa do Bispo, no Marco de Canaveses, é uma das freguesias que durante muitos anos preservou este pequeno património cultural.

A Comissão de Festas de Vila Boa do Bispo é a responsável pelo cantar das janeiras deste ano, motivados pelo dever de angariar fundos para a festa e pelo reavivar desta tradição o grupo de festeiros saiu às ruas da freguesia para aquecer animar a noite de toda a população.

Marlene Teixeira é um dos membros da comissão e diz que "o cantar das janeiras quase sempre se fez aqui na freguesia, mas houve alguns anos em que esteve parada e só começou a ficar mais forte quando começaram a haver comissões de festas, para fazer a festa".

Antes das comissões "era o rancho de Vila Boa que as cantavam e fizeram-no durante muitos anos, só que o rancho acabou por ficar parado as janeiras pararam também e só voltaram quando as comissões agarraram de volta a tradição".

A festeira ainda se lembra de festejar as janeiras "quando era criança, no dia 1 de janeiro ia na brincadeira porta a porta com os meus primos cantar as janeiras".

A comissão deste ano decidiu voltar a fazer esta atividade pois "toda a gente tem feito e as pessoas gostam, principalmente o povo mais velho, eles gostam de nós irmos cantar as janeiras. E depois também é uma maneira de nós chegarmos às pessoas e conhecermos, conhecermos melhor a freguesia e eles também conhecerem a comissão de festas", realça Marlene Teixeira.

Para Sara Ribeiro esta é a primeira vez que faz parte de uma comissão de festas e para ela "esta atividade é importante porque nos vai um bom lucro para pudermos fazer ainda mais atividades e a festa da freguesia".

No entanto, nem tudo é sobre o lucro e a festeira novata admite que "a população de Vila Boa já se habituou a ver-nos cantar as janeiras e por isso vamos continuar, todos juntos, com este convívio".

O cantar das janeiras também é algo novo para Sara Ribeiro que lembra-se de "ver as pessoas a vir a minha casa e recordo-me mesmo da minha família, a minha mãe, a minha avó, a minha madrinha se juntarem aos grupos e de irem cantar as janeiras às portas das pessoas".

Esta marca a primeira vez que a festeira vai cantar as janeiras "a sério" mas a própria sente-se motivada e diz "esta atividade é diferente mas é boa, acabamos sempre por juntar um bocadinho de gente de todas as idades e partilhamos e gostamos de participar nesta tradição".

A Comissão de Festas de Vila Boa do Bispo começou a cantar as janeiras na noite do dia 3 de janeiro e vai continuar a percorrer as ruas da freguesia do concelho do Marco de Canaveses até ao fim deste mês.