Armando Luís da Silva, é uma figura emblemática na região do Douro, Tâmega e Sousa e na grande cidade do Porto, embora também seja conhecida no Centro do país. A qualquer lado que vá, leva em cima dos ombros a 'Loirinha', a cadela que se tornou a sua companhia diária há cinco anos. Também no mundo virtual, neste caso, na página de Facebook é reconhecido por, todos os anos, oferecer produtos da sua horta na altura do Natal e não só.
Natural de Amarante e residente na freguesia de Vila Caiz, Luís da Silva dedicou 27 anos da sua vida a trabalhar no estrangeiro. Passou pelos Estados Unidos da América e pela Alemanha, onde trabalhou na construção civil e numa fábrica de produtos químicos. Após ter ganho um "conforto financeiro", Armando Luís decidiu que agora prefere "dar aos outros. A minha vida já passou e vou fazendo as coisas assim".
O homem amarantino partilha que tem o "suficiente" e que garantiu uma "vida confortável" ao filho e netos, por isso, tem partilhado o que tem junto da comunidade. Assim, várias vezes por ano, partilha na sua página de Facebook os produtos que tem disponíveis, sejam tronchudas, couves, uvas ou outros legumes e frutas que cultiva nos seus campos. "Tudo o que produzo aqui é para dar. Vêm pessoas de Aveiro, Espinho, Esposende, pessoas de longe buscar as coisas e também para me ver, muitas pessoas não se acreditam que eu dou coisas como dou então vêm ver", conta.

Para se sentir "o homem mais feliz do mundo" tenta "não pensar na vida" e "viver o dia a dia de forma intensa. Ando no meu quintal e dou os meus passeios". De momento, encontra-se a passar uns dias junto da irmã e, claro, na companhia da cadela. "Quando ela era ainda mais pequena trazia-a num bolso e entrava com ela nos cafés, agora está maiorzinha, mas este bichinho é um espetáculo. Habituei-a assim, anda horas comigo, vou ao Porto e as pessoas fazem fila para tirar fotografias. Este bichinho anda sempre comigo, já foi até Lisboa. Quando se cansa deita-se no meu pescoço. Toda a gente gosta de meter a mãozinha, é um cão como aos outros só que de andar assim ao ombro e à vontade não há muitos".
Com a 'Loirinha' já passou por Régua, Lamego, Fátima, Lisboa, Marinha Grande... aos 74 anos, Armando Luís da Silva tem passado os seus dias a desfrutar do país junto da sua "fiel companheira".