grande vale do coa
Publicidade

“CÔA – Corredor das Artes” é a primeira edição do festival de arte na paisagem organizado pela Rewilding Portugal. O festival vai se estrear no mês de julho no Grande Vale do Côa e durante cinco semanas chegará a cinco municípios (Sabugal, Almeida, Figueira Castelo Rodrigo, Pinhel e Vila Nova de Foz Côa).

Desta forma, a Rewilding Portugal pretende abraçar um festival de curtas-metragens ambientais e de natureza com o objetivo de “promover, exibir e premiar obras audiovisuais em curta-metragem e/ou documentário, com foco em questões ambientais e de natureza, produzidas em qualquer parte do país”.

Para além disso, também será possível ao longo de cada edição realizar “ações e atividades paralelas relacionadas ao tema”. No fundo, o propósito do festival é, segundo nota de imprensa, “promover os valores naturais, ecológicos, culturais e ainda a promoção ambiental e turística do Grande Vale do Côa”.

festival grande vale do coa

O concurso de curtas-metragens são abertas a filmes, documentários ou reportagens de televisão, com a duração máxima de 30 minutos e produzidos depois de 2018, produzidas por realizadores/produtores que vivam em Portugal (independentemente da sua nacionalidade) e cuja rodagem tenha também sido feita em Portugal. Os filmes já podem ter sido premiados em outros festivais, desde que os festivais permitam a sua submissão a novos festivais.

Os prémios são destinados ao melhor realizador (sem limitação de idade) que receberá 1.000 euros e ao melhor realizador jovem, até aos 30 anos, que receberá 500 euros. Ambos os vencedores recebem ainda um cabaz de merchandising e informação da organização e do festival.

O júri vai ser composto por 3 elementos: um membro da Rewilding Portugal, uma personalidade do meio cinematográfico e ambiental de reconhecido mérito e uma personalidade do meio cinematográfico local/regional de reconhecido mérito.

A inscrição das obras a concurso poderá ser efetuada até 31 de abril, através do preenchimento do seguinte formulário.

Os finalistas que vão participar na mostra final de cinema do festival será tornada pública até ao dia 1 de junho, com a mostra final a decorrer em Vila Nova de Foz Côa, a 30 de julho. Nesse dia serão anunciados os dois vencedores do festival.

O regulamento completo pode ser consultado aqui.