claudia madur ary morais portugal cabo verde 1
Publicidade

Cláudia Madur, fadista natural de Baião, saiu da “zona de conforto” e aceitou o desafio de Ary Morais, cantor cabo verdiano, que pretendia unir o fado ao estilo musical morna. Foi assim que surgiu o tema “Bem vindo à Boa Vista” e que foi, recentemente, apresentado na ilha da Boa Vista a mais de treze mil pessoas. 

Foi no passado sábado, dia 19 de agosto, que se realizou o Festival de Música “Festival na Praia D’ Cruz” na ilha da Boa Vista, em Cabo Verde. Ary Morais, filho da terra, emigrado na Noruega desde os anos 90, foi convidado para apresentar o seu mais recente álbum “Cruzando Fronteiras”. Um convite que acabou por se estender a Cláudia Madur e que levou os artistas até ao Festival da Praia da Cruz.

claudia madur ary morais portugal cabo verde 1

Em entrevista ao Jornal A VERDADE, Cláudia Madur refere que o “cruzamento de culturas e sonoridades” foi um dos desafios “mais bonitos” que teve na carreira. Este desejo já era partilhado por ambos os artistas há muito, sobretudo, por falarem a mesma língua, embora Ary Morais tenha cantado em crioulo cabo verdiano e por “ambos os povos interpretarem da mesma forma a palavra saudade”. 

É precisamente a palavra saudade que está na base desta música e que Claúdia Madur descreve através de um dos excertos: “Ary Morais diz que gostava de ficar, mas tem de ir para fora viver a dura vida, porque aqui é uma terra com poucas oportunidades, mas que quem sai nunca consegue esquecer o berço. A música retrata isso, um bom filho volta sempre à terra”. 

claudia madur ary morais portugal cabo verde 3

Após o produto final, Ary Morais foi convidado para voltar à terra natal e apresentar o novo álbum, em conjunto com Cláudia Madur. “É um festival de muita diversidade musical e foi tão bom sentirmos o calor humano de todo um povo que entende também a palavra saudade. Sentir a recetividade do público foi extraordinário. A música está a ter uma repercussão enorme em Cabo Verde, em especial na Boa Vista”, partilhou.

Um festival que junta vários géneros musicais e que, este ano, contou com mais de treze mil pessoas, não só locais, como turistas. Um público que se junta, acampa e ouve música durante praticamente 48 horas. 

claudia madur ary morais portugal cabo verde 2
claudia madur ary morais portugal cabo verde 4
claudia madur ary morais portugal cabo verde 5