A cidade de Ermesinde volta a receber no último fim de semana de agosto, dias 25 a 27, a EntreLinhas - Festa do Ferroviário para "perpetuar a ligação do território e da comunidade à história da ferrovia e dos ferroviários". O cartaz conta com atuações como Clã, João Só acompanhado por Nena e Carolina de Deus, e Moullinex.
"Desde 1875, com a inauguração da Estação Ferroviária, a cidade de Ermesinde passou a ser um ponto de passagem de milhares de passageiros e mercadorias, que todos os dias se deslocam nas linhas do Minho, do Douro e de Leixões", é assim que inicia a nota de imprensa enviada pelo município de Valongo, acrescentando que "ao longo dos tempos, muitos ferroviários optaram por se fixar com as suas famílias no concelho, sobretudo em Ermesinde" e, por isso, a Câmara Municipal de Valongo pretendeu apostar "na promoção material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários".

Assim, este fim de semana pretende "contribuir para a promoção do conhecimento sobre o património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários, através do aprofundamento e difusão do conhecimento sobre a importância transversal dos caminhos-de-ferro, envolvendo toda a comunidade ferroviária em Portugal".
Os palcos para o decorrer desta iniciativa serão o Parque Urbano e Fórum Cultural, bem como o Largo da Estação e Gandra, locais onde o programa terá início na sexta-feira, dia 25 de agosto, com a conferência «A Abertura da Linha de Leixões», a partir das 09h00, no Fórum Cultural de Ermesinde.
O programa geral inclui também animação itinerante e dinâmicas culturais variadas com espetáculos, gastronomia, exposições e tertúlias. Destaca-se também a Mostra de Turismo e Cultura de Municípios das linhas do Douro, Minho e Leixões. Na edição de 2023, os grandes concertos ficarão a cargo de Clã (dia 25); João Só convida Nena e Carolina de Deus (26); e Moullinex (27).
Conheça a programação completa

"A primeira edição da EntreLinhas - Festa do Ferroviário superou todas a expectativas! A comunidade aderiu com enorme entusiasmo a esta grande iniciativa cultural que se realiza nos dois lados da linha-férrea que atravessa a cidade de Ermesinde, unindo os dois lados desta cidade que queremos que seja uma referência na elevação do património material e imaterial ferroviário", salienta o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, referindo que "o setor ferroviário faz parte da memória e da identidade nacional, mas é também uma peça fundamental para garantir o nosso futuro, por constituir um dos meios de transporte mais sustentável e amigo do ambiente, tanto para passageiros, como para mercadorias".
"Tendo uma grande importância numa parte considerável do nosso concelho, os ferroviários ajudaram a construir a cidade de Ermesinde, o que nos obriga a preservar a sua memória e a celebrar a união destas gentes que tanto deram ao nosso território e que por isso os Ferroviários passaram a integrar o conjunto das nove logomarcas do município de Valongo. Assim, nos próximos anos vamos consolidar a EntreLinhas - Festa do Ferroviário como um evento anual ligado quer à dimensão material da ferrovia, mas sobretudo à dimensão humana e imaterial da ferrovia, que junte na cidade de Ermesinde toda a família ferroviária de Portugal", conclui o autarca.